De novo: São Domingos, Iaciara, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma estão entre últimos municípios em estudo socioeconômico
- On:
- 0 comentário

A Secretaria de Gestão e Planejamento, por meio do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), divulga a segunda edição do Estudo Índice de Desempenho dos Municípios (IDM).
O IDM é uma medida de desempenho dos municípios goianos em seis áreas: economia, trabalho, educação, saúde, segurança e infraestrutura.
No ranking dos melhores colocados do IDM 2014 estão, pela ordem, os seguintes municípios: Caçu, Santa Helena de Goiás, Chapadão do Céu, Mineiros, Cachoeira Dourada, Quirinópolis, São Simão, Morrinhos, Catalão e Goiânia.
De acordo com o secretário de Gestão e Planejamento, Leonardo Vilela, o estudo do IDM tem como objetivo diagnosticar e comparar o desempenho dos municípios, assim como avaliar os resultados e subsidiar o planejamento das ações dos governos ao longo do tempo.
“Mais do que apresentar números, o IDM é um importante instrumento capaz de nortear e avaliar as políticas públicas implementadas nos municípios, para responder às demandas locais levando em consideração diferentes contextos”, afirma.
Ele acrescenta que a meta do IMB/Segplan é divulgar o índice a cada dois anos e que ele se torne referência para consultas por parte dos gestores públicos, políticos, comunidade acadêmica, empresários e público em geral.
Metodologia
O IDM é uma medida de desempenho dos municípios composta por seis dimensões, que contribuem igualmente para o índice final, ou seja, têm o mesmo peso. Essa medida assume valores entre zero e 10.
Quanto mais próximo de zero, pior é o desempenho do município nas seis áreas contempladas.
Quanto mais próximo de 10, melhor o desempenho. Caçu, no Sudoeste goiano, líder do ranking do IDM 2014, teve média de 7,72. O município sedia uma indústria sucroenergética.
Na agropecuária os destaques são o cultivo de cana-de-açúcar, criação de bovinos, vacas leiteiras e produção de leite.
Caçu foi destaque também na dimensão segurança, ao apresentar um dos melhores desempenhos entre os 246 municípios goianos.
Na outra ponta, o ranking dos dez municípios com pior desempenho no IDM, conforme o IMB/Segplan, inclui São Domingos, Iaciara, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Campo Limpo de Goiás, Montividiu do Norte, Caldazinha, Bonópolis, Sítio D’Abadia e Anhanguera.
Esses municípios têm uma combinação de baixa população, economia pouco expressiva e, consequentemente, baixo desempenho do mercado de trabalho.
Veja a íntegra do estudo
Fonte: Goiás Agora