História: encontrada uma foto que pode ser a mais antiga da cidade de Campos Belos



Por Jefferson Victor,


Esta saiu do fundo do baú e, segundo historiadores, pode ser o mais antigo registro fotográfico do início da construção da cidade de Campos Belos.


Esse casarão ficava na  Rua B.H. Foreman, onde hoje é o Bradesco. 


Parte dele era o antigo açougue de Biapino e moradia do senhor Leopoldino Batista de Araújo, pai de Ofélia Batista de Araújo e de Celso Batista.      


Como se pode ver, os animais pastavam livremente e não havia cercas. Era como se a Praça da Matriz fosse parte de uma fazenda.


Esta preciosidade estava em poder do senhor Agripino Cardoso, funcionário aposentado da  Petrobras e que presenteou “Elton Tinzeta” com uma cópia desta verdadeira relíquia.


Ela ajuda a resgatar um pouca da história de Campos Belos.


Segundo Rosolino José dos Santos, o Tico, de 90 anos, esta foto tem aproximadamente 80 anos e foi obra de um baiano, um dos primeiros fotógrafos a registrar imagens da cidade.


A foto também foi vista por Domingos Antônio Cardoso, ex-prefeito de Campos Belos, que informou que o casarão foi uma das primeiras residências construídas no município.


Domingos Cardoso é o maior conhecedor da história de Campos Belos, tem uma memória invejável. Ele conta com detalhes a construção da primeira capela, o desenvolvimento urbano, os primeiros administradores e as primeiras famílias que habitaram o município.


Na opinião dele, esta foto pode ser mesmo a mais antiga que se tem notícia, e pode ajudar a contar a história que aos poucos vai se perdendo por falta de registros.


Donizete Alves Pereira, professor de história da UEG (Universidade Estadual de Goiás), tem buscado junto aos moradores mais antigos informações que possam ajudar a escrever, de forma bem autêntica, parte do passado até então desconhecido pela maioria da população.


Segundo ele, existem vários depoimentos gravados de pessoas que já faleceram e que fizeram relatos para compor um livro que será lançado, contando detalhes da história da comunidade.


Quem tiver fotos antigas que possam ajudar compor o acervo já existente, que envie para o email: htezinodi@yahoo.com.br 

Deixe um comentário