Não haverá trio elétrico: carnaval de Arraias (TO) ameaçado de não receber verba pública por conta de crise financeira


Por Carlos Alencar,
A Secretária de Cultura e Turismo do município de Arraias, sudeste do Tocantins, anunciou, em reunião com a Associação Amigos do Entrudo, que não houve sucesso por parte da prefeitura na investida junto ao governo do estado na busca por recursos para o carnaval deste ano.
Ainda assim a secretária garantiu que vai haver o carnaval 2015.“Não sabemos como vamos pagar, pois o governo não disponibilizou recurso, mas vamos fazer sim o carnaval”.
Esse é a informação mais esperada nos últimos dias, isso porque tem circulado nos meios de comunicação que o carnaval de Arraias não aconteceria.
Desta forma, o tradicional, tranquilo e animado carnaval de Arraias acontecerá, contudo não nos moldes do que estamos acostumados.
De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo, Alessandra Cordeiro, não não há condições de realizar o carnaval que Arraias merece e está acostumada.
“Mas vamos fazer o que podemos, sendo assim, não temos como disponibilizar o trio elétrico. Não haverá trio elétrico neste ano e vamos realizar a programação na Praça da Matriz, onde todos os dias teremos bandas e das boas.”
Ainda de acordo com Alessandra Cordeiro, a prefeitura fará os shows em palco disponibilizados em locais públicos.
“Não teremos como fazer o uso do trio elétrico esse ano, além do fato de que o corpo de bombeiros já nos alertara sobre o perigo e a falta de segurança do uso de trio elétrico em Arraias, isso não definiu a nossa programação, mas é preciso que se pense no assunto”, afirma.
A secretária também garantiu que haverá apoio ao evento “Entrudo”, pois, para ela, “sem entrudo não há carnaval”.
A representante do Executivo disse que a banda e os demais pedidos que a Associação fez ao à prefeitura será atendido. Contudo, nem tudo está definido e muito menos será como nos moldes anteriores.
Não haverá almoço para membros do Entrudo
Outra limitação por conta da crise financeira, é a entrega de almoço para as pessoas que organizam o Entrudo. A ação que vem sendo realizada ano a ano por moradores de Arraias.
Hélio Alencar, membro da comissão, sugeriu e a princípio todos acataram, que haja uma mobilização em torno de haver no mínimo um lanche para os acompanhantes do entrudo.
Isso porque fica completamente inviável a programação normal de todos os anos sem alimentação aos participantes.
Isso se dá pelo fato de que após a saída, o entrudo não pode ser interrompido até a hora da chegada na Praça, local do Show, por volta da 15 horas.
Logo a alimentação se torna necessária.
Diante da dificuldade, a Associação busca parceiros que possam contribuir com o entrudo.
Ainda na noite de ontem, conforme mostram as fotos da galeria, a associação obteve apoio de Joaquim Balduíno, do ex-prefeito Wagner Gentil e do Professor Leonan Xavier, arraiano apaixonado pelo carnaval, assim como o mesmo definiu.
Apesar das dificuldades, haverá sim o carnaval arraiano e, em princípio, deverá ser um dos mais animados, visto que na região não haverá em outro lugar, com muita música, entrudo e animação.
Nesse sentido todos aqueles que podem contribuir procurem a associação para que a festa seja feita da melhor forma possível, pois como sempre, é a própria comunidade quem faz o carnaval de Arraias, o melhor carnaval do Tocantins.
A programação deverá ser divulgada até segunda feira dia 02.
