Carnaval do Bem anima as cidades de Dianópolis (TO) e Arraias (TO)
- On:
- 0 comentário
A caravana do projeto Carnaval do Bem percorreu, durante a terça-feira, municípios do sudeste tocantinense. Com uma programação diversificada, as equipes do projeto chegaram aos municípios de Dianópolis e Arraias animando jovens e adultos.
Com muita diversão os adolescentes dessas duas cidades participaram da ação de conscientização sobre os ricos do uso de drogas e de relações sexuais sem proteção durante o carnaval.
Em Dianópolis, o lançamento do projeto aconteceu no Centro Ensino Médio Antônio Póvoa e, em Arraias a Câmara Municipal de Vereadores foi o local escolhido para a programação.
Representando o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco, o superintendente de tecnologia e inovação, Maurício Reis ressaltou a importância social que a escola possui.
“O Carnaval do Bem vem ao encontro de um dos eixos centrais da Seduc. Para uma educação integral e humanizada precisamos trabalhar na formação do ser humano de uma maneira completa e interdisciplinar, assim o jovem tocantinense terá um despertar de novas perspectivas”, disse.
A Polícia Militar esteve presente com a mensagem do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em todos os municípios. O capitão Tiago Melo, de Dianópolis, lembrou que a principal missão do programa é ajudar os jovens a fazer melhores escolhas.
Em Arraias o capitão Luciano Silva Sales trouxe dados otimistas sobre a eficiência do projeto. “No ano de 2014, 96% das crianças que participaram do Proerd não tiveram nenhum tipo de contato com o álcool nem com o cigarro”, afirmou.
O diretor de Juventude da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Rivaldo Silva, alertou sobre os riscos de relações sexuais sem o uso de preservativos.
“Não é só pelo risco de uma gravidez indesejada, usar o preservativo é importantíssimo para inibir os riscos de se contrair as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS”, completou.
Os adolescentes aprovaram a atividade interativa. Para a estudante do 9° ano, Milane Rodrigues, de 14 anos, tudo foi muito proveitoso. “Arraias é uma cidade muito carnavalesca, muitas mães acabam levando seus filhos para as festas e eles precisam estar preparados para dizerem não para as drogas, porque muitas pessoas acabam oferendo drogas”, frisou.
Caravana do Bem
Desde o dia 2 de fevereiro a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria da Juventude e Esportes estão percorrendo o Estado do Tocantins om o lançamento do Carnaval do Bem. A caravana segue até o dia 12 de fevereiro percorrendo ao todo 14 municípios.
A ação Carnaval do Bem é uma iniciativa da Superintendência da Juventude, com a parceria da Seduc, Secretaria Estadual de Saúde, do Departamento Estadual de Transito, da Secretaria Estadual de Comunicação, da Secretaria de Defesa Social e da Polícia Militar, por meio do Programa Estadual de Resistência às Drogas (Proerd).
Fonte: Surgiu