Paciente com doença priônica segue internado com quadro grave



O homem de 61 anos, diagnosticado com doença priônica, grupo do qual faz parte a “doença da vaca louca”, continua internado no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. 


Segundo a unidade informou neste domingo (22), o quadro de saúde permanece grave, mas estável, e ele recebe cuidados paliativos.


O paciente, que mora na Bahia, foi internado no DHT no último dia 13. Infectologista e gerente médica do hospital, Analzira Nobre da Costa relatou que ele apresenta sintomas da doença desde abril do ano passado e já passou por outros hospitais.


A médica explica que esse tipo de doença neurológica degenerativa é rara e afeta os príons, que são proteínas animais presentes no cérebro. A enfermidade, que não tem cura, altera o sistema nervoso, provocando, por exemplo, espasmos musculares e demência.


A transmissão em humanos pode acontecer por meio de contaminação cirúrgica, pelo consumo de carne bovina de animais contaminados, de forma hereditária ou de maneira esporádica.


Segundo Analzira, no caso do paciente em questão, a doença possivelmente foi transmitida de forma esporádica ou genética, já que, para se considerar a transmissão por carne, teria de ser identificado o agente em vaca, o que não aconteceu até o momento.


Fonte: G1

Deixe um comentário