Secretário discute Educação Integral e Humanizada em Arraias
Melhorar o desempenho do sistema estadual de ensino, por meio da Educação Integral e promover a formação humanizada dos profissionais da educação, foram os principais eixos discutidos durante a visita do Secretário Estadual da Educação, Adão Francisco de Oliveira, à Diretoria Regional de Ensino, no município de Arraias, há 450 km da capital.
A visita faz parte do Plano de Gestão da Seduc, que visa acompanhar as políticas públicas desenvolvidas nas diretorias, oferecendo suporte administrativo e pedagógico para a viabilização das ações educacionais.
Acompanhado da diretora regional de educação, Leila Maria Florêncio e de representantes das superintendências de educação, obras e tecnologia, Adão falou sobre os principais desafios relacionados à educação.
“A educação vai ter uma atenção prioritária nesta região. Conhecemos in loco a situação e as prioridades. Agora vamos desenvolver ações e projetos inovadores para Arraias. Queremos implantar um novo modelo de gestão e para que isso aconteça nós precisamos transformar a visão dos educadores”, ressaltou.
Para a diretora regional, Leila Maria, esse novo conceito de educação vai transformar o ambiente escolar. “Com esse projeto a escola vai ser resgatada e o conceito de sala de aula vai ser amplamente modificado.
Estamos confiantes que a partir de agora o nosso estado, bem como a educação serão referências para todo país”, reforçou. Durante a visita o secretário recebeu as principais demandas da Regional e as prioridades para 2015.
Formação
O secretário destacou o papel do professor na construção de uma educação integral como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento educacional do Tocantins. “O planejamento da Seduc para 2015 tem como prioridade a formação e a valorização dos educadores.
Nós acreditamos que esse é o caminho para reduzir as desigualdades educacionais e incentivar ações que transformem a educação do estado”, afirmou.
Centro Profissionalizante
Ainda no município de Arraias, o secretário visitou a obra de construção do Centro Profissionalizante que atenderá cerca de 1500 estudantes da região.
O investimento dos governos Federal e Estadual é de R$ 7,9 milhões. A obra está com 28% do projeto concluídos.
De acordo com Adão, a partir dessa visita será elaborado um relatório técnico situacional para agilizar o andamento da obra.
“Vamos elaborar um estudo e tomar as providências cabíveis para garantir e ampliar a educação profissional. É um direito que será garantido pela atual gestão”, disse.
Outras Agendas
Com o objetivo de apresentar o novo plano de educação do Tocantins, o Secretário participou de um encontro realizado no campus da Universidade Federal do Tocantins em Arraias.
O plano envolve uma série de ações, incluindo os seis eixos de atuação propostos pelo secretário para implementar políticas públicas educacionais, que são eles: ressignificação do currículo; valorização e formação do profissional; escolas de referência; educação do campo, indígena e quilombolas; e gestão democrática.
O diretor do Campus, professor Idemar Vizolli, destacou a importância do encontro e defendeu a nova proposta de pensar a educação.
“O que nós conhecemos hoje foi um plano ousado e inovador, que tem como objetivo permitir que a escola tenha significado para alunos e professores, e nós entendemos que essa importância só será possível a partir da educação integral e humanizada”, disse.
Fonte: Seduc