Médica cubana abandona trabalho e foge de Arraias (TO)



A médica cubana Yaisel Perea, que estava escalada para trabalhar nas unidades de saúde pública de Arraias, sudeste do Tocantins, abandonou o serviço e fugiu da cidade. 


A informação é do site local, A1 Notícias. 


De acordo com discussões na Câmara Municipal de Arraias, a médica não teria suportado mais o fato de ser obrigada a se afastar de todos os seus familiares.


Pelo programa do Governo Federal Mais Médicos, os cubanos são tratados como prisioneiros no Brasil, isso pelo fato de não poderem, em hipótese alguma, se ausentarem do município do qual estão a serviço sem autorização.


“Como se estivessem cumprindo prisão domiciliar, mas acontece que a médica conseguiu driblar toda essa fiscalização e já se encontra em solo norte americano”, afirma o site.


Os arraianos receberam hoje a informação de que o município não terá médico para atendimento, por tempo indeterminando. 


Um cartaz foi afixado em uma das unidades de saúde do município. 


Na sessão plenária da Câmara de Vereadores da última quinta-feira, o assunto foi abordado pelos vereadores Carlos César e Alexandre Cardoso. 


Segundo Carlos César, a médica, já nos EUA, entrou em contato pela rede social Facebook com uma pessoa próxima do vereador e disse “estar muito sentida com a situação, pois adorou a cidade de Arraias e pretendia se fixar aqui”, mas diante da situação, foi obrigada a tomar uma atitude.


“Essa foi uma das mais drásticas possíveis, tanto para nós quanto para a médica, que a partir de agora passa a ser uma desertora, isso para o governo comunista de Cuba”, disse o vereador.

Deixe um comentário