Anonymous faz alerta a usuários: ‘Deletem o TikTok agora!’
Um dos aplicativos mais populares do momento acaba de ser envolvido em uma polêmica e tanto.
“Se você conhece alguém que o utilize, explique que ele é, essencialmente, um malware operado pelo governo chinês – responsável por uma operação de espionagem massiva.
Hardware do equipamento, como CPU, dimensão e resolução de tela, uso de memória e espaço de disco, além de outros dados;
Todos os aplicativos instalados no dispositivo e, também, os desinstalados, seja antes ou depois da inclusão do TikTok;
Dados da rede, incluindo nome de acesso do WiFi e IP do roteador;
Presença de root ou jailbreak no aparelho;
Localização em tempo real por meio do GPS, com atualização a cada 30 segundos.
Perigo à vista?
Aparentemente, ainda de acordo com o denunciante, o aplicativo dificulta a análise do código com algoritmos que alteram sua construção a cada atualização “para que ninguém saiba quais informações está obtendo” – possibilitando, ainda, a instalação de um proxy que auxilia na transcodificação de mídias, que pode ser explorada por não possuir autenticação.
“Existem partes de código que fazem com que o Android permita o download de um arquivo ZIP, a extração dos dados dele e a sua execução. Não há motivos para isso.”
“A parte mais assustadora de tudo isso é que tudo é remotamente configurável, a menos que cada detalhe do código seja ajustado pelo usuário de manualmente, de forma isolada. Existem diversas proteções para evitar que você reverta o processo”, afirma.
Posicionamento do TikTok
Por meio de sua assessoria de imprensa no Brasil, o TikTok forneceu o seguinte posicionamento a respeito do caso:
“Nas últimas semanas, houve várias alegações feitas na Internet sobre as práticas de segurança do TikTok, incluindo algumas que foram feitas anonimamente.
Nosso Chefe de Segurança da Informação, Roland Cloutier, publicou relatos detalhados de algumas das acusações sem fundamento contra o TikTok.
O TikTok está comprometido em respeitar a privacidade de seus usuários e em ser transparente com nossos especialistas em comunidade e segurança sobre como o aplicativo funciona.
Respondendo às acusações de associação com o governo chinês, o TikTok declarou possuir centenas de funcionários nos EUA, ter fechado parceria com empresas de segurança de nível mundial para corrigir problemas relacionados à privacidade de usuários e levar os ataques realizados a sério.
“O TikTok é de propriedade de investidores globais e possui uma equipe de gerenciamento baseada em todo o mundo nos mercados em que o aplicativo está disponível.