Ponte Alta do Bom Jesus (TO) comemora Dia Mundial da água com visitas à Serra Geral e palestras

De chapéu – Prof. Alípio (Biologo), Prefeito José Luciano,
Prof. Custódio, Diretora Sileide, 1ª dama Elisângela e estudantes 



Foi realizado na última sexta-feira (20), na cidade de Ponte Alta do Bom Jesus, sudeste do Tocantins, as comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, com data fixada em 22 de março.


A prefeitura municipal, juntamente com o Colégio Estadual Antônio Carlos de França, realizou visitas à Serra Geral, próximo à nascente do Rio Ponte Alta, que sofre com avançado processo de assoreamento. 


Os alunos do Ensino Médio e o Grupo da Melhor Idade da Secretaria de Assistência Social, juntamente com professores da rede estadual, diretora da unidade de ensino Sileide, Presidente da Câmara de Vereadores Leomar Gomes, prefeito municipal José Luciano Azevedo e 1ª Dama Elisângela Maria, acompanharam a visita ao local.


Segundo a prefeitura, o processo de degradação local é consequência de ação irresponsável feita há 25 anos para abertura de estrada na Serra Geral no município de Ponte Alta.


Após a visita, todos os participantes almoçaram e assistiram palestras no Balneário Clube do Povo, às margens do Rio Ponte Alta. 


Engenheiros ambientais envolvidos no Projeto de Recuperação do rio fizeram explanação sobre a degradação ambiental e a importância da água na vida humana e dos animais.


Para o prefeito José Luciano “a recuperação do Rio Ponte Alta é uma ação de toda a sociedade pontealtense e deverá envolver governos estadual e federal e iniciativa privada para garantir água para as futuras gerações”.


O Rio Ponte Alta é a principal fonte de abastecimento de água potável da cidade e parte da zona rural, nasce nas divisas do Estado do Tocantins com a Bahia, região produtora de soja, e tem seu curso comprometido com abertura desenfreada de poços artesianos,  retirada de mata ciliar e assoreamento pela entrada de areia da Serra Geral em seu leito através de córrego afluente (Buriti Comprido) que carreia enorme quantidade de areia oriunda da ação do homem.
   
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal  
Fotos: Loigor Fernandes

Deixe um comentário