Funcionários da MBAC Fertilizantes fazem protesto por falta de pagamento de salários
- On:
- 0 comentário
Por Evônio Madureira,
Dezenas de funcionários da MBAC saíram às ruas de Campos Belos, ontem (23), em protesto por falta de pagamento de salários.
Segundo um dos líderes do movimento, que não quis se identificar, eles estão sem receber salário há mais de 23 dias e não tem como procurar outro emprego porque a empresa não deu baixa nas carteiras.
Citando palavras de ordem por seus direitos trabalhistas, os funcionários fizeram uma parada em frente à prefeitura e pediram ao prefeito que os ajudasse na solução do problema, uma vez que os mesmo não contam com sindicato outro órgão que defenda a categoria.
Pela manhã, os funcionários havia conseguido uma reunião com a direção da empresa, que prometeu propor um acordo que será definido em uma reunião prevista para essa semana, na Câmara de Vereadores.
Não dá para entender porque uma empresa que, em 2014 tinha como meta produzir entre 300 mil a 400 mil toneladas do insumo, caiu na esparrela de decepcionar seus funcionários e fornecedores por falta de pagamento.
Além da unidade em Tocantins, a MBAC Fertilizantes, empresa canadense que atua no Brasil desde 2008, está focada em mais duas unidades, em projetos que juntos somam investimentos de quase 1 bilhão de dólares, tendo ainda um projeto no qual a empresa está focada fica em Araxá, Minas Gerais.
Lá foram iniciados os estudos em busca de fosfato e que acabaram detectando também a presença de nióbio e terras raras, material nobre destinado à indústria de alta tecnologia.
Os funcionários esperam por uma solução imediata e amigável na reunião prevista com a direção da empresa.