Vídeo: projeto educacional de professora e alunos mostra a destruição dos rios de Arraias (TO). A situação é crítica
- On:
- 0 comentário
Por Carlos Alencar,
A cidade de Arraias, sudeste do Tocantins, é uma das poucas cidades do Brasil, dadas as adversidades, que pode ser chamada de cidade rica em água, isso porque a cidade é cortada por dois rios, córregos, sem contar os dos arredores e que mesmo com tanta poluição insistem em se manter até o fim, pelo menos até agora.
Essa riqueza que nos dias atuais não é mais somente natural, mas é também financeira, está comprometida a algum tempo pela falta de consciência da população, em especial os moradores que residem a beira dos córregos Rico e Cigano, isso porque é imensa a quantidade de lixo depositada no leito do rio, sem contar as inúmeras redes de esgoto que escoam na margens dos córregos, e o que é pior, ações por parte do poder público jamais foram vistas com o intuito de preservar o que ainda resta, mas nem todos se conformam e tentam fazer algo.
Foi o que resolveu fazer a Professora de Português Carla Martins, ao desenvolver um trabalho com seus alunos. Embora feito de forma artesanal, o trabalho passa a ser referência para discussões futuras referentes ao tema, que é visto pelo Brasil como um dos mais importantes da atualidade.
No vídeo feito pelos alunos podemos ver o quanto a população, por vezes a mesma que polui, sofre pelos problemas causados pelo ato irresponsável e nos dias atuais, diriam um ato de atentado a vida.
MUITA ÁGUA? Melhor cuidar para não faltar!
Sou Carla Martins, formada em Letras pela UEG de Campos Belos, professora de escola pública em Arraias-To. No ano de 2014, pude desenvolver na Escola Estadual Professor Apoenan De Abreu Teixeira a partir do conteúdo programático para os alunos do 8º ano do ensino fundamental um trabalho de pesquisa em prática, cujo tema foi reportagem.
A partir desse tema e observando os rios da cidade de Arraias, propus aos alunos que fizessem uma reportagem na qual abordasse a situação dos rios e colhessem depoimentos de moradores para que assim fosse feito uma reflexão acerca da situação, que teve como objetivo a conscientização das pessoas sobre a falta de água no nosso país e a valorização dos rios da nossa cidade.
Pois, acho imprescindível olhar para nossa cidade e não tentar fazer nossa parte quanto à preservação da nossa água. Precisamos conscientizar nossos alunos para que assim tenhamos um futuro melhor.
Com a realização da pesquisa, foi possível notar a preocupação dos próprios alunos em relação às famílias que vivem em situações vulneráveis ás margens dos rios, pois, estes estão cada dia mais poluídos pelo próprio homem.
Numa época em que a maior preocupação tem sido a falta de água no Brasil, não há espaço para o descaso da população com os rios, é de fundamental importância agirmos em prol desse bem tão valioso, pois moramos numa cidade abundante em água, embora estejam sendo cada dia mais poluídas.
O resultado deste trabalho não poderia ter sido outro a não ser sentir a utilidade de nossos alunos de preservar esta fonte viva que é a água e assim passar esta mensagem em diante.