“Programa Cidade em Foco” bate geral e carta denuncia rádio comunitária de Campos Belos
- On:
- 0 comentário
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE MORADORES DO SETOR AEROPORTO II
Caríssimo e respeitadíssimo Jornalista,
Sou empreendedor nesta promissora cidade e residente há mais de 20 anos no Setor Aeroporto II.
Sabemos que “existe” na cidade uma Associação Comunitária dos Moradores do falado setor, esta Associação, além das responsabilidades atribuídas a ela por lei, tem também a grande responsabilidade de gerenciar a Rádio “Comunitária” Atividade FM, importante meio de comunicação do município, diga-se de passagem.
Ocorre que como morador do Setor, não sei onde funciona a tal associação, quem é seu presidente, nunca vi qualquer edital marcando eleição ou alguma reunião, balancete financeiro, qual a receita e despesa, como se faz para filiar, as atas das reuniões, quando será a próxima eleição?
E muitos outros questionamentos. Precisamos também saber quais as ações que já foram desenvolvidas pela associação na parte recreativa, cultural, esportiva, social entre outras.
Uma estimativa mostra que só a Rádio Atividade arrecada por meio de patrocinadores e anunciantes (o que é ilegal quando se trata de rádio comunitária) cerca de 200.000,00 (duzentos mil reais) por mês e não se sabe onde o dinheiro é aplicado.
Há fortes indícios que a Associação Comunitária dos Moradores do Setor Aeroporto II é uma associação de fachada que só serve para lavar o dinheiro da Rádio que é rateado/dividido de forma completamente ilícita entre os “donos” da rádio e seus apresentadores, os membros são sempre os mesmos, na maioria pessoas humildes que são manipuladas pelos “donos” e só assinam papéis.
A Rádio como o caro Jornalista sabe é de grande importância para o município, (e não queremos perde-la), mas apesar disso está operando de forma ilegal, não pode ser administrada por políticos (seu maior “dono” é vice-prefeito e o diretor “seu cunhado” é assessor do prefeito), seu sinal não pode alcançar mais de mil metros (01 quilometro) a partir da sua antena, não pode levar ao ar programas de cunho politico partidário, religioso ou afins que não contemplem todos com igualdade, a frequência (87,9 MHz) é aumentada (atochada) para “chegar” mais longe e está interferindo nos canais de TV (principalmente o SBT), atrapalhando outras emissoras e rádios transmissores, inclusive de aeronaves (podendo causar acidentes aéreos), fazem propaganda de festas, bares e bebidas alcoólicas o que é prejudicial às famílias e proibido pela Lei e muitas outras irregularidades que podem ser consultadas no regulamento da ANATEL, na parte que trata das rádios comunitárias.
Por Gilvan Furtado Sena.
Leia a íntegra da Carta