Território da cidadania chapada dos veadeiros realiza plenária em Teresina de Goiás

Por Evônio Madureira, 


O Território da Cidadania Chapada dos veadeiros reuniu seu colegiado no salão do CRAS de Teresina de Goiás, nesta semana.


No encontro, compareceu um grande numero de representes do Poder Público e da sociedade civil.  


O evento durou por todo o dia, com intervalo para almoço e lanche oferecido aos convidados. 


A plenária foi composta pelos membros dos Núcleos Diretivos dos municípios de Campos Belos, Monte Alegre, Teresina, Cavalcante, Alto Paraíso e São João D’Aliança e representantes dos conselhos populares, assentados da reforma agrária, cooperativa de garimpeiros da Cavalcante e associações de pequenos produtores rurais da região da chapada. 


A reunião do colegiado territorial, que acontece anualmente, fez um balanço das atividades do território no período de 2013-2014 e perspectivas para o biênio 2015-2016. 


O Coordenador Geral do Território Chapada, Marcelo Alves, fez um breve relato dos avanços das ações que estão em execução e outras previstas com recursos já orçados pelo governo federal para o biênio 2015/ 2016. 


Também participou do evento o Delegado do MDA – Otacílio Alves Teixeira, que fez uma longa palestra sobre o programa e ações territoriais na Chapada dos Veadeiros ao longo dos últimos anos. 


“A sociedade civil e o Poder Público devem trabalhar em harmonia para realização das ações previstas no PTDRS Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável. 


Cabe aos conselhos gestores de controle social, acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos e transferência de produtos para os municípios. 


Um exemplo de controle social é acompanhar o trabalho das máquinas do PAC-2, onde todos os municípios com até 50 mil habitantes receberam este benefício”, pontuou o delegado.


Um grande exemplo é o Núcleo Diretivo do Território da Cidadania de Campos Belos, que conquistou, por meio do PTDRS aprovado pela plenária territorial realizada em São João D’Aliança em 2011, o Instituto Federal de Ensino Tecnológico – Campus de Campos Belos. 


A construção foi iniciada em 2012 e tem previsão de funcionamento em 2016. Campos Belos também conquistou a aprovação da construção de uma Agência do INSS. O processo administrativo está em andamento pelo poder executivo do município.


Na pauta da reunião do último sábado, foi incluída a apresentação das atividades do Instituto Jalapão, feito por Tânia Alves, e o projeto de pesquisa – Território da Cidadania pelo professor da UNB, Mário Ávila. 


Ao final da reunião, o colegiado elaborou o planejamento das ações 2015 e fizeram vários encaminhamentos. 


A próxima reunião está marcada para o dia 21 de maio em Campos Belos, onde o colegiado vai definir propostas para os municípios e execução de projetos técnicos nas áreas de infra-estrutura e fortalecimento da agricultura familiar. 


Para a comunidade “Quilombola”, a equipe da UNB, coordenado pelo professor Mário Ávila, dará atenção especial para execução do Projeto “Kalunga Sustentável”.

Coordenador Geral do TCCV
Marcelo Alves – Monte Alegre

Vice- Coordenador
Marcus Saboya – Alto Paraíso


Secretária Geral
Nina Laranjeira – Alto Paraíso


Núcleo Diretivo de Campos Belos.
Representantes da Sociedade Civil:


Representantes do Poder Público:
Titular: Karinna Costa – Prefeitura
Suplente: Leandro Silva – Prefeitura




Titular: Evônio da Costa Madureira – Diretor-Secretário da AMMUCAB Associação de Moradores do Município de Campos Belos.


Suplente: Fátima Fabiana de Oliveira Zica (FÁFÁ) – Diretora-Presidente da AMMUCAB – Associação de Moradores do Município de Campos Belos.


Núcleo Técnico.
Rodrigo e Amanda Veloso – EMATER.

Seja a voz dos agricultores familiares do seu município!


Deixe um comentário