UEG: segundo dia de Seminário desafia estudantes

Por Fábio Bandeira,  



O seminário do Curso de Pedagogia do Câmpus de Campos Belos tem desafiado a comunidade local, professores e estudantes da Universidade. 


Neste segundo dia, foram realizados minicursos nas diversas áreas de formação de professores, como o de ensino de ciências, matemática, gestão  escolar, inclusão digital, tecnologias, ética e liberdade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, filosofia africana dentre outras. 


Também houve instalação pedagógica com o tema: “Um Novo Olhar sobre o Meio Ambiente: da percepção à transformação”.  


Essa instalação Pedagógica busca uma reflexão dos participantes sofre a relação do homem com o Meio Ambiente. 


De maneira lúdica e sensorial, esta metodologia facilita a representação dos ambientes locais e seus processos sociais, econômicos e políticos.


Os minicursos contaram com uma grande participação, não só de graduandos da Universidade Estadual de Goiás, como também de alunos da Universidade Federal do Tocantins, professores e alunos da rede municipal e estadual do município e cidades circunvizinhas. 


A média de inscritos nos minicursos ultrapassou os 50 participantes. 


Os minicursos buscaram desafiar a todos atribuindo sentidos, fundamentando teoricamente, bem como levando a novas reflexões e concepções. 


Os sujeitos participantes se redescobrem e começam a se reconhecer como seres paradoxais, com consciência em processo de recriação constante.


“Os minicursos ministrados pelos acadêmicos e professores do Curso de Pedagogia, superaram minhas expectativas. Os alunos com a coordenação de professores conseguiram repassar o que pretendiam, com clareza, ousadia e objetividade“, informou o estudante Carlos Fernandes.


Segundo Amanda Oliveira, que cursa o segundo ano de Letras, participar dos minicursos nessa Semana Pedagógica proporcionou a oportunidade de conhecer novas metodologias de ensino, como também rever outras. 


“Enquanto aluna de Letras, percebi que entre os cursos de Licenciatura não há distinções, pois um complementa o outro. Parabenizo os professores e acadêmicos de Pedagogia que se dispuseram a realizar os trabalhos. 


Isso só mostra que o aluno não é um mero expectador do processo de ensino e aprendizagem, mas o protagonista, a peça principal”, afirmou.




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