UEG: segundo dia de Seminário desafia estudantes
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Por Fábio Bandeira,
O seminário do Curso de Pedagogia do Câmpus de Campos Belos tem desafiado a comunidade local, professores e estudantes da Universidade.
Neste segundo dia, foram realizados minicursos nas diversas áreas de formação de professores, como o de ensino de ciências, matemática, gestão escolar, inclusão digital, tecnologias, ética e liberdade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, filosofia africana dentre outras.
Também houve instalação pedagógica com o tema: “Um Novo Olhar sobre o Meio Ambiente: da percepção à transformação”.
Essa instalação Pedagógica busca uma reflexão dos participantes sofre a relação do homem com o Meio Ambiente.
De maneira lúdica e sensorial, esta metodologia facilita a representação dos ambientes locais e seus processos sociais, econômicos e políticos.
Os minicursos contaram com uma grande participação, não só de graduandos da Universidade Estadual de Goiás, como também de alunos da Universidade Federal do Tocantins, professores e alunos da rede municipal e estadual do município e cidades circunvizinhas.
A média de inscritos nos minicursos ultrapassou os 50 participantes.
Os minicursos buscaram desafiar a todos atribuindo sentidos, fundamentando teoricamente, bem como levando a novas reflexões e concepções.
Os sujeitos participantes se redescobrem e começam a se reconhecer como seres paradoxais, com consciência em processo de recriação constante.
“Os minicursos ministrados pelos acadêmicos e professores do Curso de Pedagogia, superaram minhas expectativas. Os alunos com a coordenação de professores conseguiram repassar o que pretendiam, com clareza, ousadia e objetividade“, informou o estudante Carlos Fernandes.
Segundo Amanda Oliveira, que cursa o segundo ano de Letras, participar dos minicursos nessa Semana Pedagógica proporcionou a oportunidade de conhecer novas metodologias de ensino, como também rever outras.
“Enquanto aluna de Letras, percebi que entre os cursos de Licenciatura não há distinções, pois um complementa o outro. Parabenizo os professores e acadêmicos de Pedagogia que se dispuseram a realizar os trabalhos.
Isso só mostra que o aluno não é um mero expectador do processo de ensino e aprendizagem, mas o protagonista, a peça principal”, afirmou.
