Divinópolis de Goiás : Autoridades Municipais prestigiaram a solenidade do “Brasil Alfabetizado”



Por Evônio Madureira,
Os pastores Raimundo e Washington também fizeram orações abençoando a todos. Estavam presentes as seguintes autoridades:
Prefeito Filoneto Jose dos Santos e a primeira Dama Rosamélia Santos, os vereadores Dinei Serrano, presidente da câmara e José de Abreu (Zé Bom), vice-presidente da câmara, a Secretária Municipal de Educação, Marilene Catarino Oliveira, a Supervisora Pedagógica do Município, Francielle Rego Oliveira Braz, a Sub-Secretaria de Educação, Maria Suely e a Coordenadora de cursos Veranea, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Artênio Ataíde e os pastores Raimundo e Washington.
Antes da entrega dos certificados, a diretora Juscinéia, falou da importância do programa de alfabetização no município e agradeceu nominalmente a todos que colaboraram de forma direta e indireta para que o programa tivesse obtido o êxito.
“A participação da comunidade é fundamental em qualquer ação que visa beneficiar coletivamente a população. Parabenizamos a todos em nome da equipe do Programa Brasil Alfabetizado”, felicitou Juscinéia.
A supervisora pedagógica do município, Francielle Rego de Oliveira Braz, agradeceu ao prefeito e toda a equipe da secretaria da educação e a Subsecretaria de Educação Estadual de Campos Belos pelo apoio recebido para implantação do Programa Brasil Alfabetizado no município.
“O emprenho pessoal do prefeito Filoneto e do vereador Zé Bom foi fundamental para implantação do programa e mobilização da comunidade.
Fico feliz em ver o resultado positivo do programa, onde pessoas como os senhores Onerino e Ilson, ambos com mais de oitenta anos, chegarem até o final do curso, isso me deixou muito emocionada e nos motiva para irmos mais longe em busca de novos conhecimentos”, finalizou Francielle.
A secretária Marilene Catarino agradeceu a boa vontade do prefeito Filoneto que deu total apoio a ela e sua equipe, não deixando faltar o necessário para funcionamento do programa.
A secretária também agradeceu a esforço da supervisora Francielle e da sub secretaria da educação, Maria Suely.
Marilene, além de seus colaboradores diretos começando pelas Coordenadoras Vita Veloso da Escola Municipal Ramiro Pinto Magalhães e Irismar da Escola Municipal Luiz Pereira Cirineu, das professoras Rosa, Renata, Davi, Marilene e Pamella e demais parceiros durante a execução do programa nas duas escolas.
A equipe pedagógica da secretaria avaliou como positivo a primeira etapa do Programa de Alfabetização.
Em seu discurso o prefeito Filoneto agradeceu o esforço de todos que ajudaram na implantação do programa, em especial a Supervisora Pedagógica do município Francielle Rego Oliveira Braz, que se esforçou muito para conseguir a adesão do município ao programa junto aos governos estadual e federal.
“Foram muitas idas a Goiânia finalizar o processo administrativo”, lembrou o prefeito. Agradeceu também o empenho da Secretária Municipal de Educação, professora Marilene Catarino, as diretoras das escolas, coordenadores, professores e funcionários administrativos.
Filoneto salientou que para alcançar o sucesso do programa contou também com o apoio da Sub Secretaria Estadual de Educação de Campos Belos e o empenho pessoal da secretária Suely e a coordenadora de cursos Verânea.
O prefeito disse que estava feliz pelo sucesso do programa que beneficiou 60 adultos e idosos nesta primeira etapa do programa. Disse ainda que estava satisfeito por estar cumprindo o seu dever de prefeito e pagando uma “promessa” de campanha feita ao companheiro vereador José de Abreu, o popular Zé Bom. Em 2012.
Filoneto contou que, quando Zé Bom (lavrador) foi registrar a sua candidatura a vereador, passou o maior “vexame” na ora de assinar o requerimento de registro, pois havia treinado assinar o nome muitas vezes, e, na ora não se lembrava das letras.
Depois de muitas tentativas conseguiu rabiscar o nome e aceitaram o registro. Depois disso foi procurar Filoneto e comentou o fato da dificuldade dele e de centenas de outras pessoas que ele conhecia e também não sabiam assinar o nome.
Daí nasceu a promessa de Filoneto a Zé Bom. Uma das primeiras providencias dele seria a implantação do Programa Brasil Alfabetizado, que tinha sido criado pelo presidente Lula em 2003.
“Ganhamos as eleições, eu e Zé Bom, o vereador mais votado. Hoje estamos aqui nesta festa linda e vendo Zé Bom com seus colegas receberem o seu primeiro diploma de suas vidas.
Agora não viverão mais no mundo da escuridão do conhecimento, agora estão livres para atingirem vôos mais altos e sonharem com novos conhecimentos. Parabéns a todos”. Finalizou emocionado.
Ao final da entrega dos certificados os organizadores do evento serviram um delicioso coquetel com quitutes, refrigerantes e sucos preparados pela comunidade local.
