Divinópolis de Goiás encerra primeira etapa do Programa Brasil Alfabetizado
- On:
- 0 comentário

Por Evônio Madureira,
Em agosto de 2014, a prefeitura de Divinópolis de Goiás, um dos municípios do Nordeste de Goiás com alta taxa de analfabetismo, aderiu ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos.
O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.
O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo.
Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.
Para implantação do programa, a Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis escolheu as comunidades do Assentamento Riacho Seco e Distrito da Vazante onde foi detectada a maior taxa de analfabetismo ente adultos e idosos no município.
Inicialmente foram matriculados 100 alunos, divididos em duas turmas, uma na Escola Municipal Ramiro Pinto Pereira Guimarães, localizada no Assentamento Riacho Seco e outra turma na Escola Municipal Luis Pereira Cirineu, no Distrito da Vazante.
O prefeito Filoneto ofereceu toda a estrutura necessária (transporte, professores, alimentação escolar e adequação de salas de aula) para realização do curso que teve duração de nove meses.
Os certificados forem entregues em solenidade no Distrito da Vazante
A solenidade de encerramento e entrega dos certificados aos concluintes do curso aconteceu na noite desta sexta (29), na quadra de esporte da Escola Estadual Gregório Batista dos Passos, Distrito da Vazante.
A diretora da na Escola Municipal Ramiro Pinto Pereira Guimarães, Juscinéia Bispo, fez a abertura da solenidade e convidou a todos para cantarem o Hino Nacional. Em seguida, foi celebrada uma “missa” em homenagem aos formandos.




