Pandemia preocupa especialistas no combate ao Acidente Vascular Cerebral; doença é a que mais mata no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda maior causa de morte no Brasil. 100 mil pessoas morrem por ano vitimas da doença.
“Neurologistas que tratam o Acidente Vascular Cerebral estão percebendo, no Brasil e no mundo, que os pacientes não têm vindo ao hospital durante a pandemia, pelo medo de contrair o vírus no ambiente hospitalar, ou têm chegado muito tarde, o que diminui a possibilidade de prevenir ou minimizar sequelas”, afirma a neurologista do Hospital Brasília Márcia Neiva.
A neurologista Márcia reforçou a importância de ir ao médico ao notar os primeiros sintomas.
Com relação à influência do coronavírus como causador de doenças no sistema nervoso, a especialista explica que o tema ainda é alvo de pesquisas:
A médica também conta que o Hospital Brasília tem fluxos diferentes para os pacientes que chegam com sintomas gripais ou indicativos de Covid-19 e os pacientes que estão tendo AVC. “É um ambiente seguro, seguindo os protocolos de higienização”, conclui.
Hospital Brasília
Fundado em 1987, o Hospital Brasília está localizado no Lago Sul e é centro de referência de alta performance em saúde, com infraestrutura, tecnologia e equipes capacitadas para emergências, atendimentos eletivos e de alta complexidade. Possui selos de certificação desde 2004 e, em 2018, foi o primeiro hospital do Distrito Federal a receber a certificação Internacional Diamante Qmentum Global/ Metodologia Canadense. Possui também a certificação em ONA 3.
É referência no atendimento em Neurologia, Cardiologia, Onco-Hematologia e Pediatria, seguindo protocolos internacionais na área de AVC e Dor Torácica. Realiza transplantes de fígado, coração e rim e possui uma unidade de transplante de medula óssea, onde ocorrem transplantes autólogos e alogênicos. Conta com um Centro de Robótica, no qual são executadas cirurgias torácicas, oncológicas, urológicas, ginecológicas, do aparelho digestivo e de cabeça e pescoço.
O Hospital tem Pronto Atendimento 24h nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Pediatria, Cardiologia e Ginecologia e um dos Centros Cirúrgicos mais completos da cidade. Conta ainda com UTIs adulto e pediátrica e um moderno e completo Centro de Diagnóstico, com laboratórios, diagnóstico por imagem e abordagem intervencionista nas áreas de Neurologia, Cardiologia e Vascular.
O Hospital Brasília pertence à Rede Ímpar que possui 7 hospitais nos estados de São Paulo (Hospital Santa Paula e H9J), Rio de Janeiro (Hospital São Lucas Copacabana e Complexo Hospitalar de Niterói – CHN) e Distrito Federal (Hospital Brasília, Maternidade Brasília e Hospital Águas Claras) e que se uniu à DASA, líder em medicina diagnóstica no Brasil e GSC Integradora de Saúde.