Inflação oculta: Empresas diminuem embalagens dos produtos e os preços continuam o mesmo
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Por Jefferson Victor,
Muitas empresas de forma sorrateira encontraram uma maneira de enganar o consumidor.
A malandragem desta vez é a diminuição das embalagens, assim conseguem aumentar os seus lucros, e os consumidores desavisados sem saber alimentam esta máfia.
O primeiro grande escândalo desta natureza surgiu com o papel higiênico, dobraram o tamanho do canudo e diminuíram a quantidade em metros.
De lá pra cá é um festival de enganação. O litro de óleo de soja, whisky, vinho e outros produtos envasados, passaram a ter 900 ml, mas continuam com a título de litro.
O sabão em pó e outros produtos passaram de 1 kg para 900 grs. lata de cerveja diminuiu, extrato de tomate, sucos, biscoitos tiveram suas medidas diminuídas e os preços continuam muitas vezes acima do que era.
Nos medicamentos muitos diminuíram as cartelas de 30 para 28 comprimidos, obrigando o paciente a ter que comprar duas caixas no mesmo mês.
Alguns refrigerantes também foram diminuídos, como é o caso da fanta de 600 ml foi passou para 500 ml e não houve nenhum anúncio de diminuição, prova disto que o consumidor continua pedindo o refrigerante de 600 sem notar a diferença.
O maior escândalo da modalidade ficou por conta das impressoras de cartuchos de tinta.
As mais antigas da HP vinham com cartuchos contendo 80 ml de tinta preta e o colorido que é composto pelas cores azul, vermelho e amarelo, continha 90 ml dividido pelas três cores, suficientes para imprimir cerca de 2 mil cópias pretas e centenas de fotos coloridas.
Atualmente os cartuchos pretos vêm com 2ml de tinta preta e 1,5 ml de tintas coloridas, imprimindo no máximo 40 folhas texto preto e, dependendo da foto, cinco ou seis páginas coloridas.
O mais estranho nisto tudo é que nenhuma mídia se atreve a levar isto ao conhecimento do consumidor, nem mesmo o Procon fez qualquer divulgação desta prática horrenda, o porquê ninguém consegue decifrar.