Deputado José Nelto realiza Audiência Pública em Campos Belos para tratar do Programa Luz Para Todos
Por Evônio Madureira,
O deputado estadual José Nelto (PMDB) foi o idealizador da Audiência Pública que aconteceu no sábado (27), na Câmara de Vereadores de Campos Belos.
O assunto principal a ampliação do Programa do Governo Federal “Luz para Todos” em Campos Belos e Região.
Compareceu na audiência o Deputado Federal Pedro Chaves, representante da CELG, prefeitos ex-prefeitos vereadores, presidentes de sindicatos e associações de produtores rurais de Campos Belos e do Assentamento Marcos Correia Lins.
O assentamento é um dos maiores do Nordeste de Goiás onde vivem mais de 350 famílias entre os municípios de Divinópolis e São Domingos.
Declarada aberta a audiência o deputado falou que desde o início de seu mandato vem lutando pela ampliação da rede de emergia na região e já realizou quatro audiências na região para tratar do assunto com as comunidades locais e autoridades do governo federal e estadual em busca de soluções.
O deputado franqueou a palavra para todos os presentes e o primeiro a falar foi o Vice-Presidente do Sindicato Rural de Campos Belos, senhor Hélio Cruz, que relatou ao deputado as dificuldades que dos pequenos produtores rurais enfrentam por falta da energia elétrica, inviabilizando o desenvolvimento rural da região.
Hélio Cruz disse que a maioria dos produtores fizeram sua inscrição na Celg há mais de 10 anos e até hoje esperam pela instalação da rede elétrica.
Os agricultores também reclamaram a falta de apoio dos governos estadual e federal para priorizar a ampliação e expansão da rede elétrica na região.
O deputado José Nelto disse que “os governos federal e estadual estão quebrados e não tem dinheiro para executar o programa luz para todos”.
Segundo José Nelto, uma opção para os agricultores é fazer o financiamento (pronaf) via Banco do Brasil, com juros de 2% ao ano, 02 anos de carência e 06 anos para pagar.
A Celg vai garantir a devolução de 80% do valor do financiamento ao produtor em um prazo de 90 dias.
O deputado disse que passou uma semana na região dos kalungas, acompanhado do presidente do programa Luz Para Todos, Aurélio Pavão, e o diretor de distribuição da Celg, Francisco de Assis, para verificar, presencialmente, o que ocorre na região.
As comunidades quilombolas Kalunga são as mais sofridas por residirem em regiões acidentadas e sem estradas, vivendo praticamente isolados.
Em entrevista concedida ao repórter da Radio RCM-AM, José Nelto confirmou o anúncio da liberação de 29 milhões de reais por parte do Governo Federal e a contrapartida de 4 milhões de reais da Celg para colocar eletrificação rural e beneficiar centenas de produtores rurais em três municípios da região Kalunga.
O início para expansão da rede elétrica está previsto para o mês de outubro deste ano.
Jose Nelto prometeu uma nova audiência pública em Campos Belos com a presença do Superintendente do Banco do Brasil para apresentar as linhas de crédito disponíveis e atender os interessados.
O Mestre de Cerimônia da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, Sidney Araújo Teixeira, o popular PEPEU, também me concedeu uma entrevista na rádio RCB-AM e falou da importância da divulgação das audiências pública levando informações para as pessoas que não puderam participar da audiência.
O Deputado é o atual Presidente da Comissão de Direitos de Defesa do Consumidor na Assembléia Legislativo do Estado de Goiás e vai anunciar a data da nova audiência nos próximos dias.