Arraias (TO) comemora aniversário com Feira da Agricultura Familiar



O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), promove neste sábado, 1º de agosto, a VII Feira e Encontro da Agricultura Familiar de Arraias, região sudeste do Estado, a 413 km de Palmas.  


Com o objetivo de divulgar a produção agrícola local e contribuir para a geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar, o evento, que acontece na Praça da Matriz, é realizado todos os anos durante as comemorações de aniversário da cidade, e hoje já integra o calendário de eventos locais, sendo aguardada com muita expectativa pelos agricultores.


Conforme Marcelo Cordeiro, chefe do escritório do Ruraltins em Arraias, cerca de 50 expositores vão comercializar  seus produtos, tais como, artesanato, mel, pães, doces artesanais, mandioca, cana, milho, farinha, polvilho, hortaliças, dentre outros. 


“Para o evento contamos com a participação de produtores locais e dos municípios vizinhos, como Paranã, Combinado, Novo Alegre e Lavandeira”, afirmou o gerente.


A produtora Maria de Lourdes Conceição comercializa hortaliça na cidade e vê na feira uma oportunidade para aumentar as vendas e lucrar mais. “Essa será a terceira vez que participo e em todos os anos a gente vende toda a mercadoria. 


É garantia de venda certa”, disse com entusiasmo a produtora.


Maria de Lourdes Conceição é moradora da Comunidade Cajueiro, local onde existe uma horta comunitária agroecológica instalada pelo Ruraltins, considerada  um caso de sucesso na produção de alface, beterraba, cenoura, jiló, dentre outros, tudo de forma saudável e sem o uso de agrotóxicos.


Para o diretor de empreendedorismo rural, Adenieux Rosa Santana, as feiras da agricultura familiar são de extrema importância, tanto para a assistência técnica e extensão rural como para o agricultor. 


“Nós entendemos que as feiras não são apenas um momento para a comercialização da produção, ela é muito mais que isso. É um dos fatores que promove o desenvolvimento da agricultura familiar do Estado. 


E na realização de um evento como esse estão imbuídos diversos pontos como, os cursos de produção e manipulação de alimentos promovidos, a comercialização, a integração e divulgação do que é produzido na região”, destacou o diretor.


Ainda de acordo com Adenieux Rosa Santana esse ano o Ruraltins está buscando parcerias com diversas entidades, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), prefeituras, comerciários locais, dentre outros.

Deixe um comentário