Crônica: As melhores oportunidades da vida surgem na juventude. Lembre-se que o tempo não pára

Por Jefferson Victor,
Um dia você envelhece, faz um retrospecto da vida, e só aí descobre quantas oportunidades teve e pouco aproveitou, daí vem aquela velha frase: se eu pudesse recomeçar, faria tudo diferente.
Neste dia você começa a analisar onde chegou e o que poderia ter alcançado se algumas decisões tivessem sido tomadas no auge de sua juventude, nela certamente você tinha menos problemas, mais neurônios e muita disposição.
Qual seria o perfil perfeito de um ser humano para se alcançar o sucesso pessoal e profissional?
Difícil chegar a um consenso, mas o ideal seria a junção de juventude com a experiência, porém em muitos casos as duas seguem caminhos distintos.
Quando se é jovem, nem sempre há conhecimento e maturidade suficientes para reconhecer que as melhores oportunidades da vida surgem justamente neste período.
Ao envelhecer brota a experiência, porém já não se consegue a mesma vitalidade para transpor todos os obstáculos que levam à prosperidade.
Sua capacidade física, intelectual não são as mesmas, além disto, os compromissos familiares e profissionais muitas vezes impedem que alguns sonhos possam virar realidade.
Quando se é jovem, qualquer um, independentemente se sua classe social ou econômica, pode sonhar em ser médico, juiz, engenheiro, advogado, prefeito, governador, ministro e até mesmo ser presidente do seu país.
Quando se envelhece comumente os desejos passam a ser meros sonhos, muitas vezes não há mais tempo, saúde ou oportunidades para trilhar pelos caminhos que levam ás realizações, tanto no âmbito pessoal quanto profissional e que possam garantir uma melhor qualidade de vida à sua família.
Aí lhe vem à cabeça alguns questionamentos: e por que meus pais não se formaram, não fizeram fortunas, por que não tiveram esta visão? Eles também já foram jovens!
Os tempos mudaram, na época de seus pais, estudar era privilégio de poucos, eram poucas as escolas e muitas vezes tinha que se recorrer a políticos para conseguir uma vaga nas escolas, hoje existem escolas para todos, e aquele pai que deixar o filho sem estudar é punido pela legislação e pode até mesmo se tornar recluso.
Não há margens para alguns questionamentos, o único que se pode fazer é porque você ainda não encontrou o seu rumo, nada justifica dizer que lhe falta oportunidades, o que falta sim é atitude de se tomar um caminho o leve a reconhecer que as oportunidades batem à sua porta e que você insiste em ignora-las.
Há um ditado que diz: o sol nasce para todos e a sombra para poucos. Sombra se faz plantando árvores, aquele que cultiva, vê a semente germinar, crescer e um dia se transforma em uma árvore que lhe trará sombra e frutos para lhe servir de alimento, aquele que não planta vai viver ao sol, sem frutos e temporariamente em sombras alheias.
Não existe outro caminho, o estudo é a chave do sucesso e das realizações, é inadmissível que jovens com todo aparato necessário ao seu desenvolvimento pessoal abandonem os estudos e esperem que as oportunidades caiam do céu, ou que um milagre repentino mude a sua sorte.
Riqueza é uma coisa incerta, o fato de ter nascido em berço de ouro não é atestado de prosperidade eterna, e até mesmo para administrar a hereditariedade patrimonial exige-se experiência, e ela normalmente vem através do aprendizado nas escolas.
O texto acima é uma reflexão, é uma maneira de despertar os jovens a lutarem por uma condição social mais digna e menos sofrida.
É notório que nem todos alcançarão o topo em sua jornada, porém aqueles que lutarem com maior intensidade pelos seus ideais terão maiores chances de sucesso.