Campos Belos: fogo no morro da Vila Baiana causa correria e deixa moradores em pânico



Por Jefferson Victor, 


Hoje, (04), por volta das 11hs, moradores que residem nas imediações do morro que margeia a Vila Baiana por pouco não tiveram as suas casas incendiadas.


O fogo que já vem consumindo o morro há alguns dias, desceu com muita intensidade, o vento era forte, o capim seco e muito alto, proporcionaram chamas de mais de cinco metros de altura e colocaram em risco grande parte das moradias daquela localidade.


Alguns moradores que estavam no trabalho, viram de longe a fumaça e correram para salvar suas residências, outros foram avisados e felizmente chegaram a tempo de combater as chamas.


Toda vizinhança se emprenhou com baldes de água, mangueiras e uso de foices para controlar o incêndio, alguns homens ficaram muito próximos do fogo e colocaram suas vidas em risco, tanto pela proporção do incêndio, como também por estarem inalando uma densa camada de fumaça.


Dona Lucia, moradora de uma das residências, estava muito nervosa, ela trabalha em um hotel da cidade, e por acaso olhou para a fumaça e imaginou ser próximo da sua casa, chegando lá deparou com muita gente já apagando o fogo que estava a apenas um metro da sua residência.


Ela subiu em uma encosta, abriu a caixa d’agua e fornecia a água aos senhores que subiam até  onde estavam as  chamas e tentavam apagar o fogo a qualquer custo.


Finalmente, após quase uma hora de trabalho, os moradores conseguiram controlar o incêndio nas imediações das residências, mesmo assim continuaram a jogar água nas proximidades como meio de assegurar que o folgo não voltaria a incomodar.


A fumaça cobriu grande parte da cidade, nas imediações da rodoviária e a Vila Baiana o cheiro de queimada chegava a incomodar, formou-se uma grande cortina que podia ser vista de qualquer ponto da cidade.


Segundo os moradores, todos os anos eles passam sufoco com as queimadas, por isto estão sempre atentos a qualquer ameaça nas proximidades.


Um senhor idosos que acompanhava os trabalhos, disse ter sido sorte que o fogo não tenha chegado durante a noite, pois assim ficaria mais difícil o combate, e isto aumentaria e muito o risco de terem suas casas incendiadas.


Apesar das campanhas do Ministério Público, muitos morros já foram incendiados este ano, não se sabe se de forma acidental ou intencional, o certo é que são muitos os prejuízos causados pelo ato, e hoje quase acontece uma tragédia no setor Vila Baiana.


Só que esteve no local com eu estive sabe o perigo que os moradores tiveram de perder suas casas, e imaginar que todo ano os Bombeiros cobram taxa dos comerciantes, se precisássemos deles, em quanto tempo chegariam vindo de posse? 


Fica a indagação.



Deixe um comentário