Andarilho destrói imagem de santa em Flores de Goiás



Quem passa pela BR-020, com certeza já percebeu que havia, no trevo que dá acesso a Flores de Goiás, desde o dia 15 de julho de 2007, a imagem de Nossa Senhora do Rosário, doação da devota Maria dos Reis, prefeita, na época”.


Com esse texto, compartilhado no último domingo (2) em grupos do WhatsApp, o padre Adão Soares de Souza, 36 anos, comunicou, à comunidade católica local e a todos os florenses, o triste fato da destruição total, por um andarilho, da imagem da Santa, no trevo da BR-020 com a GO-531, que dá acesso a Flores, e anunciou campanha para arrecadar fundos visando à construção de nova imagem.


Segundo o religioso, todos podem contribuir, desde o menor valor, entregando as doações após as missas, na Secretaria Paroquial ou mesmo depositando na conta da Paróquia, no banco Bradesco: Agência 1469-9, Conta Corrente 13833-9, para crédito de Mitra Diocesana de Formosa — Paróquia Nossa Senhora do Rosário.


GESTO INSANO


A imagem, no local desde 2007, foi inaugurada em 15 de julho daquele ano, por ocasião da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo, que ocorre no município desde 1740 — portanto, atualmente, há 275 anos. 


Na ocasião, participou da cerimônia o bispo da Diocese de Formosa, que compreende Flores, Dom Paulo Roberto Beloto.


No dia 2, a escultura foi completamente destruída pelo homem que caminhava pela BR, segundo ele disse à Polícia, do Amazonas a Brasília. Pessoas, a exemplo de moradores da vizinha Vila Boa, viram a cena, fotografaram e pediram que o andarilho não destruísse a imagem da padroeira. 


O homem, identificado como Valtemir, doente mental, porém, apenas indicava, por meio de gestos com as mãos, que era para esperar. Com um pedaço de pau, destruiu a escultura feita de concreto por uma mulher de Trindade, de nome não sabido.


Segundo testemunhas, o andarilho também portava uma faca, possivelmente, para intimidar as pessoas que discordassem de seu gesto insano. Ninguém tentou impedir.


“A imagem foi totalmente despedaçada em dois mil pedaços”, constatou o padre Adão, que é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município, e foi avisado por pessoas que presenciaram a triste cena. 


O religioso reuniu tudo e anunciou que vai lançá-lo no rio. Na hora, Adão acionou a Polícia Militar (PM), que ainda encontrou o andarilho destruindo a imagem, levou-o, algemado, à Delegacia de Polícia (DP) de Flores, de onde foi liberado, entretanto, depois de constatado que se trata de pessoa com necessidade especial.


“O que se passa pela cabeça de quem fez isso, a gente não consegue explicar. Algo normal, não é”, constatou o padre, ao lamentar: “É pessoa especial, porque é doente mental, e não há crime nessa situação. De fato, é muito triste”. O religioso anunciou que só lhe resta rezar pelo andarilho: “Que ele se recupere e, quem sabe, torne-se devoto de Nossa Senhora”.


A imagem de Nossa Senhora do Rosário, de Flores, estava naquele local desde o dia 15 de julho de 2007. Há oito anos, portanto. 


A própria prefeita, na época, Maria dos Reis de Souza Ferreira Leal, a trouxe, em uma camioneta, ajudada pelo comerciante Altair Camargo, do Açougue Rio-grandense.


Hoje, ao saber do episódio envolvendo a imagem da Santa da qual é devota, Reis do Dácio, emocionada, lamentou: “Foi com muita tristeza que todos nós, católicos de Flores, recebemos essa notícia. Por Nossa Senhora do Rosário ser a padroeira do nosso município, aquela imagem era muito importante para nós. Aquilo ali representava a crença do nosso povo. 


Todos sabem que nosso município preserva a cultura negra, e Nossa Senhora do Rosário é padroeira das comunidades tradicionais de descendência de escravos e de quilombos. Ela é o símbolo da nossa tradição, além de nossa padroeira”, elencou.


Fonte: Diário de Norte

Deixe um comentário