Em Cavalcante (GO), vice-governador José Eliton se encontra com Kalungas
- On:
- 0 comentário

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, participou na quinta-feira (13) do projeto Audiências Públicas, promovido pelo Tribunal de Justiça e pela Corregedoria Geral de Justiça de Goiás.
A atividade ocorreu na região do “Vão de Almas”, próximo às cidades de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, território onde vivem diversas comunidades Kalunga.
A ação teve como foco principal as denúncias de abusos sexuais contra crianças e adolescentes dessas comunidades que estão sendo investigadas pelo Poder Judiciário.
O projeto Audiências Públicas foi criado para ouvir a população sobre suas necessidades e buscar coletivamente soluções para os problemas.
José Eliton, que representou o governador Marconi Perillo, parabenizou o Poder Judiciário pela iniciativa e anunciou a entrega de uma viatura (caminhonete com tração nas 4 rodas) que ficará 24 horas à serviço da Polícia Militar atendendo exclusivamente os moradores das comunidades Kalunga.
“Estamos aqui numa missão que busca preservar valores importantes e evitar situações que ferem aqueles que têm menos condições de se proteger”, disse o vice-governador.
No encontro, que reuniu diversos líderes Kalunga durante a festa de Nossa Senhora da Abadia (realizada até o dia 17 de agosto), foram apresentadas também questões estruturais, como regularização fundiária e construção de estradas, entre outros.
José Eliton informou aos presentes que a região do nordeste goiano foi a que recebeu maior atenção do governo estadual desde 2011.
Segundo ele, foram mais de R$ 500 milhões investidos.
Ele citou alguns benefícios, entre eles a pavimentação de estradas que interligam a região, como a que foi inaugurada recentemente ligando Alto Paraíso à vila de São Jorge; outras que beneficiam as cidades de Iaciara, Simolândia e Colinas do Sul; a construção de adutoras de água; construção e reforma de colégios estaduais, entre outras obras.
Sobre o programa Gleba Legal, voltado para a regularização fundiária e que irá beneficiar famílias que ainda não têm a documentação oficial de suas terras, José Eliton anunciou que até 2018 o governo do Estado irá concluir os processos.
“Tenho compromisso com a região. Sei das dificuldades, mas também sei do potencial que temos aqui. Essa é uma região de gente trabalhadora. Falta oportunidades, mas estamos viabilizando isso”, afirmou.
Além de vice-governador e do corregedor Geral de Justiça, desembargador Gilberto Marques, estiveram presentes na atividade o comandante geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito, juízes e procuradores de justiça, os prefeitos das cidades de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda, e de Cavalcante, João Neto, e diversos líderes da região.
Fonte: Diário do Norte