Campos Belos faz VI Conferência de Assistência Social



Por Renato Ribeiro, 


A Conferência de Assistência Social é um espaço de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. 


Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. 


Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.  


Nas Conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências municipais, observadores e convidados credenciados. 


Já na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. 


A VI Conferência Municipal da Assistência Social foi convocada por meio do Decreto nº 300 de 10 de agosto de 2015, assinado, conjuntamente, pelo Prefeito Ninha e pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Akeib Evangelista, em cumprimento ao disposto no artigo 18, inciso VI, da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. 


A VI Conferência Municipal tem como TEMA: Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026; LEMA: Pacto Republicano no SUAS rumo a  2026 – O SUAS que temos e o SUAS que queremos; e possui os seguintes subtemas:


I – SUBTEMA 1: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda no território.


II – SUBTEMA 2: O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS.


III – SUBTEMA 3: Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.




Sem dúvida a maior Conferência que este município já realizou. 


A presença da comunidade foi sobremaneira espetacular atingindo o público de aproximadamente 500 (quinhentas) pessoas – usuários dos Programas Sociais, convidados, trabalhadores do SUAS, SUS e Educação, idosos, jovens, autoridades do município e caravanas de Monte Alegre, Novo Alegre, Arraias e zona rural fazendo parte da Programação; 


Houve discussão  de grande valia para o aprimoramento da assistência social em patamar municipal, estadual e federal por parte do público presente – havendo assim propostas debatidas e votadas pela plenária final, obtendo assim interação em todos os grupos de trabalho.  


Agradecemos a Presença da Palestrante Denise Barra de Azevedo Gestora Estadual do Programa Bolsa Família e Presidente do CEAS (Conselho Estadual Assistência Social), pela sua palestra e discussão da Política de Assistência Social, agradecemos pela equipe organizadora do CRAS, SCFV e Secretaria Municipal de Assistência Social pelo empenho na organização do evento.

Deixe um comentário