Energia elétrica chega para 256 famílias em assentamentos rurais de Formosa (GO)
O fornecimento regular e seguro de energia elétrica já tem data certa para se tornar realidade nos assentamentos de Água Fria e Fartura, no município de Formosa.
Os dois empreendimentos devem ficar prontos até novembro deste ano, com investimentos de R$ 5 milhões. Os recursos são do Governo Federal e da Enel Distribuição Goiás.
“Isso é dignidade, fazer com que [os assentados] tenham condições de trabalhar, ter renda e melhorar a qualidade de vida.
“Energia se transforma em produção, em renda, riqueza, em mais tempo para que seus filhos possam estudar”, afirmou Gracinha Caiado.
O presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, e o diretor Luis Fernando Roa também participaram da vistoria técnicas às obras de conexão, que vão colaborar para o desenvolvimento regional.
Em Água Fria, o líder do Executivo visitou duas propriedades rurais que serão beneficiadas com a energia elétrica. As famílias produzem diversos tipos de alimentos, como banana, hortifrutigranjeiros, leite e mel.
Na casa de Sebastiana Sales e Arlito Dourado, que vivem com mais cinco filhos, a expectativa é grande para a chegada da energia.
O secretário de Governo, Ernesto Roller, destacou a importância da obra para os moradores da região. “O assentado precisa da energia para sua produção, segurança e qualidade de vida.
Obras
O primeiro local visitado foi o assentamento de Água Fria, onde 111 famílias vão receber o serviço de energia elétrica.
Já em Fartura, segunda parada do governador, o empreendimento engloba a construção de 45 quilômetros de rede, também monofásica, com 537 postes.
Ambas as melhorias se concretizaram por meio do Programa de Universalização do Acesso à Energia Elétrica, do governo federal. Para os moradores que quiserem já realizar um pré-cadastro, para receber a nova ligação de energia, a Enel disponibilizou uma tenda de atendimento em cada um dos assentamentos.
Mutirão
Durante a vistoria das obras, o governador também participou da abertura de um mutirão de manutenções preventivas na região Norte do Estado. As atividades se estendem até o dia 21 de agosto e contemplará 24 municípios.
O objetivo é preparar o sistema para os próximos períodos de queimadas e de chuvas, para complementar as manutenções realizadas ao longo do ano e ajudar a evitar falhas no fornecimento de energia.
Também participaram da agenda em Formosa do secretário de Obras de Formosa, Elmon Abadio; o presidente da Empreendimentos, Projetos e Construções Ltda (EPCL), Renzo Lamartine; os vereadores por Formosa, Joelson “Trovão”, Mundim e Nema; os comandantes do 11º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), tenente-coronel Granja, e do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), major Dario; além de líderes de associações e representantes da comunidade local.
Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás