UPA de Campos Belos já está pronta. Falta agora os equipamentos hospitalares

A unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos Belos já está pronta. A informação é de pessoas ligadas à prefeitura local. 


Em Campos Belos, a unidade foi edificada ao lado do Hospital Regional Anjo Galvão.


Apesar de estar pronta, a previsão é de que a inauguração ocorra apenas em janeiro de 2016, pois os equipamentos médicos e hospitalares ainda estão sendo providenciados.


As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. 


Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. 


Segundo o governo, A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. 


Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. 


Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.


O porte da UPA varia entre os níveis I e III, de acordo com a quantidade de habitantes. 


A de Campos Belos é do do Porte I, que tem entre 5 a 8 leitos de observação, capacidade de atender até 150 pacientes por dia e está especificada para população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes. 



As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.


Deixe um comentário