Projeto Criança Capoeira Esporte e Cultura do município de Arraias ganha Prêmio de Culturas Afro-Brasileiras

 As aulas de capoeira do projeto acontecem dentro
das escolas estaduais e em espaços públicos como a feira

O projeto Criança Capoeira Esporte e Cultura do Ponto de Cultura Associação Cultural Chapada dos Negros, de Arraias, foi contemplado pela Fundação Cultural Palmares, com o Prêmio de Culturas Afro-Brasileiras. 


Ao todo, foram selecionados 60 projetos em todo território nacional.


Segundo o responsável pela associação premiada, José Reginaldo Ferreira, conhecido como Mestre Fumaça, o projeto Criança Capoeira Esporte e Cultura, tem como objetivo promover a conscientização, a mobilização, a cultura, a preservação do patrimônio histórico material, imaterial e a integração de criança, jovens, mulheres e comunidade por meio da prática da capoeira.


“O projeto atende mais de 200 crianças por ano, entre estudantes de escolas públicas. As aulas de capoeira acontecem dentro das escolas estaduais e em espaços públicos como a feira. 


Ensinamos não apenas o jogo de capoeira, mas todos os aspectos culturais que a envolvem, sua história, como o maculelê”, afirmou o mestre capoeirista. Além das aulas de capoeira, o projeto promove ainda diversos encontros com capoeiristas de diversas regiões do Brasil, sendo que o próximo acontecerá em Arraias, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.


Mestre Fumaça ressaltou ainda que essa não é a primeira vez que o projeto é premiado nacionalmente. 


“Já recebemos dois prêmios nacionais, o primeiro em 2007, quando fomos premiados pelo Itaú Unicef, depois em 2009, recebemos o prêmio de Igualdade Social promovido pelo Criar Brasil e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial”, disse.


O Prêmio de Culturas Afro-Brasileiras tem o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas culturais das comunidades quilombolas, dos povos e das comunidades tradicionais de matriz africana e dos coletivos culturais negros, dando visibilidade às expressões culturais destes grupos, contribuindo para a garantia dos direitos de acesso e promoção às fontes de cultura, de forma a cumprir as diretrizes formuladas pelo Plano Plurianual do Governo Federal e pelo Plano Nacional de Cultura – Meta 6.


Ponto de Cultura Associação Cultural Chapada dos Negros


A Associação Cultural Chapada dos Negros (ACCN) foi criada pelo Mestre Fumaça e tem como orientadora a professora Silvia Adriane, em Arraias, cidade histórica do Estado de Tocantins. 


A partir da constatação da importância de crianças e adolescentes valorizarem sua origem negra e pela história de seu povo, a organização criou o Projeto Criança Capoeira Esporte e Cultura.


Fonte: Secretaria de Comunicação TO

Deixe um comentário