Curso de Pedagogia em Arraias (TO) realiza atividades na Comunidade Quilombola Mimoso
- On:
- 0 comentário

A Comunidade Quilombola de Mimoso recebeu, nos dias 06 e 07 de novembro, várias atividades por meio do projeto de extensão Conscientização, Política e Cidadania do Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Essa é mais uma edição da ação “O olhar e o sentir no chão do Mimoso” e teve como objetivo realizar oficinas, desfiles, danças típicas, contação de histórias e versos, como também lembrar o dia da Consciência Negra na comunidade.
O projeto, de autoria e coordenação da professora Magda Suely Pereira, foi realizado com a participação dos alunos do 4º período do curso de Pedagogia do Câmpus de Arraias e apoio do Ministério Público e Secretaria de Educação do Município.
As atividades contaram com oficinas com temas sobre higiene bucal, sexualidade, prevenção da gravidez precoce, violência contra mulher, identidade e beleza da mulher negra, direitos sociais e políticos, valor do voto, entre outros assuntos, além de uma noite cultural com a apresentação de jovens e crianças quilombolas em um desfile que revelaram a beleza negra e sua identidade.
O momento também contou com a formação de professores entre os acadêmicos da UFT e os professores das escolas quilombolas, numa rodada de relatos de experiências da educação e do processo de aprendizagem em salas multiseriadas.
A coordenação do projeto, profª Magda Suely, relatou sua satisfação em ver o progresso de cada aluno nesses sete anos de trabalhos de Extensão nos setores mais desfavorecidos da cidade de Arraias, bem como no distrito da Canabrava e nas Comunidades Quilombolas da Lagoa da Pedra e Mimoso.
Fonte: UFT