Complicado: Sistema Penal no Tocantins tem 288 presos diagnosticados com Covid-19
O Sistema Penitenciário e Prisional (Sispen) do Tocantins registra 288 presos infectados com a Covid-19 durante o período da pandemia.
Conforme a Seciju, ao todo 619 detentos realizaram o teste por apresentar sintomas da doença.
Nesta quarta, o Boletim da CNJ trouxe o dado dos 228 infectados e também o registro de 41 casos ocorridos com servidores do sistema, sendo duas morte registrada.
Ao analisar os dados, a CNJ informou que o Tocantins junto com os demais estados da região Norte tem apenas 11,5% dos 15.569 detentos diagnosticados com a doença em todo o Brasil. Assim, o Estado tem apenas 1,8% do infectados no sistema penitenciário nacional.
No número de mortes, até esta quarta, eram 89 no país e apesar do Tocantins não ter casos, a região Norte representa 15,7% desses números. Já entre os servidores, em infectados o percentual regional é de 22,3% e no de óbitos é de 19,2%.
Detalhamento
A Secretaria não detalhou esses números. Em um levantamento próprio, a reportagem encontrou dados que na Casa de Prisão Provisória de Guaraí, entre junho e julho, 47 presos haviam sido testados positivos para a doença, enquanto na Cadeia Pública de Augustinópolis a Seciju divulgou que, em junho, ao menos 66 detentos tinham a doença.
Já nesse em agosto, a Cadeia de Miranorte registrou 37 presos com diagnósticos positivos para à Covid-19.
Protocolos
Conforme a Seciju, o Tocantins tem 38 cadeias e casas penais e desde o início da pandemia da Covid-19 a gestão do Sispen vem realizando revezamentos entre essas unidades para receber os novos presos.
Além disso, a Seciju repassou a CNJ que algumas informações sobre recursos e equipamentos disponíveis para a segurança dos presos e servidores.
Entretanto informações sobre equipamentos de proteção individual, alimentação, fornecimento de água e material de higiene e limpeza não houve resposta da gestão no Tocantins para o sistema prisional.
Já para o sistema socioeducativo todas as demandas foram respondidas, sendo que foram distribuídos 500 itens de proteção individual para adolescentes, e 12 mil para servidores. Entretanto, eventualmente, há falta.