De olho nos comentários: “De fato, o Negro não tem vez, não tem oportunidade, não tem reconhecimento”
- On:
- 0 comentário
![]() |
Pesquisas revelam que negros são as maiores vítimas fatais de ações policiais |
Por William de Oliveira
Discordo sistematicamente do comentário retro. Entristece-me que pessoas ainda suponham não haver diferenças entre negros e brancos (principalmente social).
A política de cotas é instrumento importantíssimo para inclusão do Negro na sociedade brasileira, a qual é demasiadamente racista e hipócrita. De fato, o Negro não tem vez, não tem oportunidade, não tem reconhecimento.
Basta olharmos para o perfil das classes “a”, “b” e “c” para notarmos, onde infelizmente, é a posição dos negros (sub empregos, sub profissões, marginalizados, excluídos).
De forma alguma supomos que os negros tenham condições intelectuais inferiores aos brancos, na verdade eles não têm é a oportunidade de desenvolver-se, tal como os brancos tem.
Admitir isso é o passo inicial para alcançarmos uma sociedade mais justa.
A política de cotas é na verdade, um modelo de política pública de emergência, ou seja, de caráter excepcional, imediato, temporário, que visa oportunizar aos negros, o acesso às Universidades para que se instruam, formem e tenham condições de modificar seu destino, sonhar e realizar o sonho de ter uma profissão.
Graças à política de cotas, os negros representam hoje 10% dos universitários do país, percentual baixíssimo, mas já melhorado com relação ao período anterior as cotas.
Viva à Política de Cotas, e quaisquer outras que visem à inclusão e igualdade social.
Por Willian Oliveira
Resposta a:
Eu penso que o próprio governo ocasiona o racismo, como diz os Direitos Humanos, devemos tratar de forma igual os iguais e de forma diferente os diferentes, ou seja, um cadeirante é diferente de uma pessoa normal, pois sua capacidade de locomoção irá depender de outrem.
Agora vejamos os negros, eles são de total semelhança com qualquer outro ser humano, seja ele loiro, pardo, ruivo o que seja, então consequentemente não tem porque os tratar de forma diferente, essa reserva de cota racial em universidades por exemplo, isso é uma falta de respeito com os nossos próprios irmãos mesmo.
Negros e Brancos são iguais em tudo e por tudo , não tem porque os tratar de maneira diferente, a não ser que esse tenha alguma diferença realmente plauziva além de uma simples cor de pele.
Rafael Barbosa
Comentários no texto