Vice-governador visita vítimas de enchente em comunidade Kalunga em Cavalcante (GO)



Em visita aos moradores do Vão do Moleque, em Cavalcante (GO) – distante 512 quilômetros de Goiânia –, nesta sexta-feira (5/2), o vice-governador José Eliton (PSDB) verificou os estragos causados pela enchente na comunidade Kalunga.
“O governo de Goiás está consternado com a tragédia e vai fazer o possível para prestar toda a assistência às famílias atingidas”, declarou.
Na comunidade Kalunga, 112 pessoas estão desabrigadas. Entre esses moradores estão 29 crianças. Os outros 83 são adultos.
Durante a visita, José Eliton afirmou que as casas condenadas pela Defesa Civil ou que foram totalmente destruídas serão reerguidas com a ajuda dos moradores, em forma de mutirão.
A ação terá apoio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), que destinará Cheques Reforma no valor de R$ 3 mil cada para realizar as reconstruções.
Equipes do governo verificaram a situação da comunidade e elaboraram uma lista com as necessidades dos moradores atingidos pela enchente, além das obras emergenciais de infraestrutura que precisam ser feitas.
Parcerias entre governo e prefeituras foram anunciadas por José Eliton para levar outros benefícios à população de Cavalcante.
A Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) realizará estudos para que seja feita a reforma das pontes danificadas na região.
Entre elas está a ponte do Rio dos Bois, em Teresina de Goiás, que foi levada pela enchente e deixou 270 famílias da comunidade Kalunga isoladas.
Além do vice-governador, o prefeito de Cavalcante, João Neto (), o prefeito de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda (), e equipes da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) e da Secretaria Estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã) estiveram no local.
Retomadas pelo governo, as Patrulhas do Desenvolvimentos atuarão na recuperação dos estragos deixados pela enchente na região.
De acordo com José Eliton, o maquinário do programa será enviado à comunidade Kalunga assim que a frente de trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypit concluir suas ações.
“Faço aqui meu compromisso de que os Kalunga terão prioridade”, disse o vice-governador.
Doações
Cerca de 425 quilos de alimentos, 600 litros de leite, além de fraldas e enxovais de bebê foram doados pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) nesta sexta.
O presidente da Associação Kilombola de Monte Alegre, Teresina de Goiás e Cavalcante, Vilmar Costa, acompanhou José Eliton na visita aos locais atingidos pela enchente.
Á água do Rio Prata subiu cerca de 10 metros e atingiu propriedades que estavam a mais de 100 metros de distância das margens. Também foram registrados estragos em outros pontos do município.
Pontes na zona rural caíram, informou o governo, como a que liga a comunidade do Vão das Almas ao município de Teresina.
Móveis, roupas, motos, criações de animais, plantações e documentos pessoais são parte do que os moradores da região perderam durante a enchente.
Parentes ou outras pessoas da comunidade abrigaram os moradores que perderam suas casas. O governo afirmou que roupas e medicamentos foram enviados pelo Estado e prefeituras da região, além de ajuda vinda da população das cidades vizinhas.
(Com informações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultora, Pecuária e Irrigação — SED)



