A agonia de ser estudante no Brasil. Tem que pagar até lanchinho do motorista, se quiser ônibus escolar



“Gente, estou na UEG Campos Belos  (Universidade do Estado de Goiás) e vim no ônibus que a prefeitura de Mote Alegre liberou depois da repercussão dos últimos acontecimentos.


Mas muitos universitários faltaram hoje devido esse transtorno todo, principalmente os do Povoado Prata. 


Mas informo que recebemos o “recado” de que se não pagarmos o lanche do motorista a prefeitura irá suspender o ônibus. 


Volto a dizer não é responsabilidade dos universitários pagarem essa conta e o ônibus é terceirizado e está em péssimas condições. 


Mandaram dizer também que segunda-feira tem uma nova reunião para saber se os universitários aceitam fazer a contribuição do valor de R$15,00 por dia. 


Antes mesmo da reunião já tem muitos a favor de pagar, pelo visto gostam mesmo de serem extorquidos e não cobram o direito que têm. Continuarei firme e forte e irei levar o caso ao Ministério Público e à instâncias maiores se nada for feito. 


Estou recebendo críticas e até ameaças verbais de alguns porque estou fazendo o que muitos não tem coragem e tem medo de lutar pelas coisas que valem a pena. 


Preciso e conto com o apoio de quem é inconformado como eu com esse tipo de absurdo e não aceita em hipótese alguma ser coagido para ficar em silêncio e aceitar atos de desrespeito aos universitários como esse. Vamos à luta.”


Por Rafael Sanzio


Comentário deste blogueiro


Alguém tem que avisar aos senhores prefeitos que o transporte escolar para os universitários é um direito previsto em lei. 


Não se está pedindo favor e tão pouco passando o chapéu. 


É um direito e ponto final. Os estudantes universitários poderão utilizar o transporte escolar municipal. 


A decisão foi da presidente Dilma Rousseff, que promulgou uma emenda, criando a Lei Federal n.º 12.816/13. 


Com a criação da Lei Federal, os gestores municipais devem procurar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para regulamentar o uso do veículo oficial no transporte universitário, junto ao Governo Federal. 


De acordo com a emenda promulgada pela presidente, há três anos, os veículos poderão ser usados na área rural, no transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior.


Prefeito, vá no artigo 5º e dê uma olhadinha. E uma dica, ao invés de atrapalhar, incentive, ajude os nossos jovens a estudarem, a se tornarem cidadãos instruídos e cultos. 

Deixe um comentário