Projeto Social: escolinha de futebol Circuito dos Sonhos é lançada em Arraias (TO), com a presença de diversas autoridades. TRT-10 apoia a iniciativa


O sonho começa a se realizar. 


Na última quinta-feira (12), foi apresentada à comunidade de Arraias, sudeste do estado do Tocantins, escolinha de futebol Circuito dos Sonhos.


A escola foi criada professor Oscar Alves. 


A cerimônia oficial foi realizada na Câmara de Vereadores, que contou com a apresentação da banda de música da Policia Militar e a presença de autoridades, crianças, jovens e da comunidade.


Na oportunidade, foram entregues materiais esportivos pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, por intermédio da juíza federal Sandra Nara.


“Não seria possível à realização do projeto se não houvesse o gesto inicial do Judiciário, confirmando uma importante parceria, educação e judiciário, através da diretoria regional de ensino, com a professora Leila França”, afirmou o professor Oscar Alves.

De acordo com o idealizador do projeto, a cerimônia foi carregada de emoção, principalmente através das músicas tocadas pela orquestra militar e quando do anúncio dos nomes dos polos. 


“Pessoas que deixaram seu legado, seja através do esporte ou pelo exemplo familiar na cidade de Arraias, foram lembradas.


O polo 01, no setor Buritizinho, recebeu o nome de Irapuam Abreu; o polo 02, no setor Parque das Colinas, de Virgenor Florêncio; o polo 03, no setor do Cristo, de Agenor da VASP e o polo 04, na zona rural/quilombo, recebeu  o nome do saudoso “Tio de Beu”.


Também prestigiaram a solenidade de lançamento da escolinha, o representante da OAB-Tocantins, a advogada Roberta; o chefe do estado maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Edvan; tenente Messias, presidente das escolinhas da PM; vereador Tatarena, representante do Legislativo do município e a juíza federal Odelia.


É importante dizer que a cada dólar investido no esporte economiza-se 3.2 na segurança pública, segundo dados da ONU. Sendo assim,  a escolinha Circuito dos Sonhos, também tem uma proposta preventiva”, afirmou o professor Oscar.


O que é o projeto?


Busca de oportunizar os jovens da região Sudeste do Tocantins para a prática de uma modalidade esportiva. 


Trata-se de uma escolinha de futebol móvel pelos bairros e quilombo/zona rural do município de Arraias, sudeste do Tocantins.


A escolinha busca alimentar os diferentes sonhos das crianças e adolescentes junto com as famílias, resgatar valores e prevenir que vidas em estado de vulnerabilidade social se percam nas mazelas da sociedade a exeplom do uso de drogas e inserção na criminalidade. 


A ação preventiva pretende, a cada circuito, diminuir atos infracionais bem como resgatar o ser humano para a vida, e ai diminuir, a quantidade de ações infracionais na Jurisdição de Arraias. 


O funcionamento da escolinha de futebol vai além da pratica da modalidade que já é educativa, como também, educação ambiental (Arraias é região mais seca do Tocantins) resgate de valores, praticas do ensino de cidadania, ensino da música, artes, do teatro e patriotismo.


As atividades serão ministradas de segunda a sexta-feira, no contra turno, com ações teóricas (meio ambiente, produção de textos, vídeos, palestras, entre outras) e a práticas da modalidade esportiva.


Serão atendidos 25 alunos em cada polo de acordo com a faixa etária, totalizando 100 alunos.

Deixe um comentário