Morador de Lavandeira (TO), aluno da rede pública se torna “jovem embaixador” nos Estados Unidos
- On:
- 0 comentário

Um estudante da rede pública de ensino do Tocantins, aluno do Colégio Estadual Lavandeira em Lavandeira-TO, foi selecionado pela Embaixada dos Estados Unidos para ser “jovem embaixador” do Brasil no país norte-americano.
Guilherme Gandara da Fonseca, 17 anos, competiu com mais de 19 mil inscritos de todo Brasil.
O aluno foi orientado pela professora Rosana Márcia. Na fase estadual do programa, ele concorreu com cerca de 180 estudantes.
Guilherme Gandara disse estar imensamente feliz com o resultado. “Será uma excelente oportunidade para aprender ainda mais, poderei conhecer um novo país, novas pessoas e fazer novas amizades”.
A diretora do Colégio Estadual Lavandeira, Jilene Belarmina, destaca que “o sucesso é resultado de um trabalho em equipe que envolve toda comunidade escolar”.
Os selecionados recebem como prêmio um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.
Segundo a organização do programa, durante a primeira semana os alunos conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.
Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.
Programa de intercâmbio
Criado em 2002, o programa tem como alvo alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.