Universitários da UFT emitem Nota sobre ocupação de campus em Arraias (TO)

NOTA PÚBLICA: OCUPA UFT/ARRAIAS 


Nós, acadêmicos deste campus, dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática e Educação do Campo, acadêmicos do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, dos cursos EAD’s Biologia e Administração , viemos por meio desta nota informar que a partir da presente data o Campus de Arraias se encontra ocupado como forma de protesto. 


Declaramos o nosso apoio ao movimento autônomo das(os) estudantes que ocuparam os Campus UFT, IFTO e alunos secundaristas das escolas publicas do Tocantins  e demais universidades federais, estaduais e institutos federais de todo o país em repúdio ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 55/2016 (antes PEC 241) e contra a Medida Provisória (MP) 746/2016 da Reforma do Ensino Médio. 


Por entendermos que o projeto em tramite (PEC 255/2016) não deve ser aprovado, pois o mesmo, já considerado como inconstitucional, se configura como um desrespeito e ao mesmo tempo um meio de inserir uma nova ditadura, apoiada por uma elite que escraviza a classe trabalhadora e suga todos os direitos dos cidadãos. 


Sendo assim, acreditamos que juntos somos mais fortes e consigamos alcançar/barrar esses golpistas que querem através do nosso suor adquirir riquezas para beneficio próprio. 


Lutamos para que a Reforma do Ensino Médio (MP) 746/2016, seja discutida com os profissionais da área da educação e que diante dessas mobilizações, os milhões de brasileiros lutando por seus direitos, não sejam ignorados pelo poder politico de nosso país. 


Exigimos também: 


A manutenção dos empregos dos vigilantes e demais funcionários terceirizados que seriam dispensados, pois entendemos que seus serviços são essenciais para o bom funcionamento do nosso campus. 


A construção de um espaço de lazer, como o Centro de Convivência que já existe em todos os outros campus e que é inexistente no nosso. 


A realocação da biblioteca para um local adequado, já que é visível a quantidade de livros acumulados e o desconforto causados pela falta de espaço. 


Transparência no que se refere a distribuição das verbas do PNAES. 


A compra de novos computadores e um espaço adequado para a locação dos mesmos, sendo que os que existem são ultrapassados e se encontram em péssimo estado de funcionamento. 


A construção da Casa dos Estudantes, que no momento se encontra praticamente lotada. 


Finalizamos pedindo a compreensão e ajuda dos acadêmicos e demais funcionários, entendemos que Arraias sempre foi uma cidade de luta e resistência herdados das nossas origens quilombolas e que essas características devem se refletir na nossa Universidade, mostrando que aqui não tem arrego. 


#OCUPAUFTARRAIAS 
#OCUPATUDO 


Arraias do Tocantins, 07 de novembro de 2016.

Deixe um comentário