Uma resposta à prefeitura de Campos Belos (GO)



Ao invés de se limitar a responder as críticas dos cidadãos, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campos Belos aproveita para dar uma estocada no Blog: 


“A administração Eduardo Terra repudia a acusação de nepotismo, e alerta que o anônimo cidadão presta um desserviço ao município ao servir de cabo de chicote aos provocadores de intrigas e discórdia administrativas. Lamenta-se que tenha preferido o anonimato, pois os gabinetes estão de portas abertas para o povo e o prefeito, que está constantemente no distrito do Pouso Alto, poderia também ter sido procurado.”


“A assessoria de comunicação do Prefeito Eduardo Terra tem se empenhado em atender com presteza todos os meios de comunicação, principalmente aos que atuam na região, inclusive o jornalista.” 


“Em nome do bom e sério jornalismo, estamos enviando essa nota de esclarecimento ao jornalista, aguardando e confiando que a ela também seja dado o devido espaço esclarecedor, reiterando que, também na linha do jornalismo sério e independente do Blog, sempre que aja qualquer critica e/ou sugestão em relação a administração Prefeito Eduardo Terra, antes de sua publicação, procure a assessoria de comunicação para que nosso posicionamento seja incluído no mesmo espaço, evitando desgastes desnecessário a uma administração que se inicia, firme, no propósito de fazer uma gestão participativa, honesta e transparente.”


Em resposta à Assessoria de Comunicação, como bem todos já devem ter conhecimento, as pessoas se utilizam do anonimato para expressar suas críticas porque, se identificadas, serão perseguidas pelos políticos regionais até a sua última geração. Simples assim.  


Como a Constituição Federal resguarda aos jornalistas profissionais o sigilo da fonte –  Artigo quinto, inciso XIV – “e assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional” – assumo a responsabilidade pelas informações prestadas pelas pessoas anônimas.  


Essa é uma política que faço há cerca de 10 anos e que tem muito contribuído para aguçar o senso crítico das pessoas, inclusive com mudanças de postura, como foi a eleição do prefeito Eduardo Terra.  


Não se preocupe com os conteúdos anônimos, porque todos eles são lidos e avaliados antes de serem publicados. 


Sobre o parágrafo que fala em nome do “bom jornalismo”, do “jornalismo sério e independente”, a primeira lição que um Assessor de Comunicação deve aprender é se limitar a responder o assunto suscitado e não ficar questionando a isenção deste ou daquele meio de comunicação. Quem questiona isso é o próprio leitor. 

A segunda lição é que o Assessor de Comunicação assim que nomeado, obrigatoriamente, deve procurar os meios de comunicação, se apresentar como tal e disponibilizar as formas de contato e estabelecer uma relação de confiança. 


A propósito, qual o nome do Assessor de Comunicação da prefeitura? quais seus telefones, e-mails e formas de contato?


Após dois meses, este Blog não recebeu nenhum contato oficial do referido assessor, tão pouco qualquer pedido de publicação ou remessa de informações. 


Até a assessoria do prefeito Ninha, pessoa totalmente avessa a transparência, matinha contato e enviava informações. 


Para se ter ideia, não recebi nem a programação oficial do carnaval da cidade. 


Por isso, as publicações sobre a festa em Arraias a todo momento eram publicadas, porque havia uma preocupação por parte dos gestores de lá. Ao contrário do que ocorreu em Campos Belos. 


A única informação do carnaval de Campos Belos foi publicada quase uma semana depois, de texto copiado do site da prefeitura.  


Para não ser injusto, recebo links de publicações do site oficial da prefeitura, via a rede social facebook, enviado por um dos servidores, que há muitos anos mantém uma relação de confiança com este blogueiro. 


De resto, nenhum e-mail da assessoria, um zap do prefeito ou um telefone de um secretário. 


Então não se pode exigir o “bom jornalismo”, um “jornalismo sério e independente” de quem os senhores não confia.


A mesma crítica vai para a Câmara de Vereadores de Campos Belos e para os órgãos da Secretaria de Segurança Pública Pública em Campos Belos.


Começaram a surgir questionamentos por parte das famílias de pessoas assassinadas, percebem? 


Comunicar é essencial e é também uma obrigação dos agentes públicos e do Poder Público. 


Segue link do “Manual da Lei Acesso à informação para Estados e Municípios“, onde se pode aprender muitas lições. 


No mais, não falo à toa. 


Como muitas pessoas sabem, sou jornalista há mais de 15 anos, dez deles na comunicação das Forças Armadas e na ONU;  especialista em Gestão da Comunicação em organizações públicas e privadas e atual chefe da assessoria de Comunicação de um Tribunal Superior do nosso país.


Ou seja, bastante íntimo de processos de trabalho de comunicação como assessoria de imprensa, relacionamento com a mídia, transparência governamental, comunicação pública, gestão de portais corporativos, redes sociais, rádio, TV, dentre outros. 


Assim, se questionar o “bom jornalismo”, um “jornalismo sério e independente” por parte de qualquer órgão não é uma boa saída para qualquer assessoria de comunicação.  

Deixe um comentário