Criança com microcefalia em Campos Belos (GO) não recebe assistência social, afirma tia



A tia de uma criança nascida com microcefalia e que mora em Campos Belos, nordeste do estado, disse que o caso dela não foi notificado pela Secretaria de Saúde do Município e nem pela Secretaria Estadual de Saúde. 


A microcefalia dela não é proveniente do zika virus, mas a criança precisa de acompanhamento especial e da assistência governamental. 


Mas como a burocracia nesse país é gigante e contra as pessoas, a falta de notificação do caso tem prejudicado a criança, e por não estar no “sistema”, não pode receber os cuidados especiais, informa a tia. 


Ela diz que há poucos dias uma agente de saúde a orientou a ir ao CRAS da cidade para conseguir atendimento especial.  


“Não teve assistência nenhuma até agora. E só agora nós não tivemos o conhecimento que ele poderia ter tido a oportunidade de acompanhamento especial e não  teve. Te falei, que fui na secretaria. A única coisa que fizeram foi pegar os dados dele anotar numa folha de papel em branco e mais nada. 


A tia também disse que a ajuda do Estado é essencial, pois pode apoiar no desenvolvimento dela. “Criança com esse tipo deficiência gasta muito com medicamentos, fraldas e alimentos… se ele se desenvolve, não vai gastar tanto. 


Problemas simples como uma gripe, viram um problemão. “Meu sobrinho está gripado. É uma gripe que não acaba. 39 graus de febre, crises que treme o corpo todo. A criança precisa ajuda e de muito assistência. 


Procurada, a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Campos Belos disse que iria levantar o problema junto ao CRAS e à Secretaria de Saúde, mas, depois de três dias, não deu nenhuma resposta sobre a situação cadastral da criança e tão pouco o que vai fazer para resolver a situação.

Deixe um comentário