XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros começa no dia 15 de julho



Na virada dos anos 2000, algo despontou no interior de Goiás.
O movimento dos astros, a força dos cristais e maracás, o chamado das comunidades tradicionais, povos indígenas e remanescentes quilombolas e a benção de São Jorge, o santo guerreiro que cedeu seu nome à vila de ex-garimpeiros localizada na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, propiciaram a criação do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, na época com pouco mais de dois anos de existência.
O I Encontro começou em julho de 2001 e desde então é a marca registrada da região nesse mês, com a presença de mestres da cultura popular e tradicional, etnias indígenas de diferentes lugares do País, comunidades quilombolas e grupos de cultura popular de todo o Brasil.
De automóvel, avião, carroça, moto, ônibus, pau-de-arara e a cavalo chegam os forasteiros de perto e de longe para o encontro dos que se reconhecem nas manifestações simples e grandiosas dos povos dos campos, das roças, quilombos e aldeias.
Dividir sons, rezas, danças e prosas vira a rotina de todos que transitam pela vila de São Jorge.
Nossa luta se faz todos os dias e fica maior quando celebramos a diversidade dos personagens que compõem este grande Brasil.
Celebraremos pintados de urucum e jenipapo a resistência e luta dos povos indígenas, quilombolas e tradicionais pela preservação de suas culturas, pelo direito à terra, educação, saúde e água.
O Encontro deste ano também marca o início das festas em comemoração aos 20 anos da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Ruas cheias, coloridas, musicadas e iluminadas pela força ancestral dos povos indígenas e quilombolas esperam por você.
Rezaremos, cantaremos, dançaremos e brindaremos o que nenhum dos três poderes, legítimos ou não, poderão diminuir: a força dos povos do Brasil.
Apresentações culturais, cortejos, alvoradas, oficinas, rodas de prosa, exibição de filmes e exposição e comercialização de produtos de artesanato e gastronomia tradicionais integram a programação da 17ª edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, de 15 a 30 de julho de 2017, na Vila de São Jorge.
Preparem os tambores, os maracás e as saias rodadas. O Encontro vai começar!
“Jornalista da Casa”
A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge tem prazer em divulgar o resultado do processo seletivo de voluntariado em comunicação para o XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
A equipe de comunicação será composta por três (03) repórteres e cinco (05) fotógrafos que registrarão tudo que rolará nos quinze dias de evento.
Um dos destaques da equipe de comunicação é a participação do estudante de comunicação da etnia Xokleng, Luiz Fernando Ne-gatxa Patte de Santa Catarina e da jornalista Fulni-ô, Maria Amazonir, de Pernambuco. Maria Amazonir foi a primeira aluna indígena a graduar-se na UnB, em 2010.
Conheça a equipe de comunicação voluntária do XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e da XI Aldeia Multiétnica:
Repórteres:
Eduardo Sá
Andressa Santa Cruz
Marina Almeida
Fotógrafos:
Ana Caroline de Lima
Melito
Marcelo Santos
Maria Amazonir Fulni-ô
Luiz Fernando Ne-gatxa Patte Xokleng
Veja a programação e os convidados do XVIII Encontro
Texto e fotos: Comunicação do XVII Encontro de Culturas Tradicionais