Franquias de alimentação crescem 5,4% no 2º trimestre de 2017; Franquia de Açaí é exemplo





Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o setor de franquias cresceu 6,8% no 2º trimestre de 2017. 


Os números, como parte da 11ª Pesquisa Setorial de Food Service divulgada pela ABF esse mês, apontam ainda que no setor de Alimentação o crescimento no faturamento foi de 5,4% e em unidades, 2,4%.


Em Goiás e no Distrito Federal, algumas franquias comprovam tais dados. A Fast Açaí, por exemplo, cresceu 200% em quatro anos e aumentou suas unidades em 40% só no ano passado.


Tornar a Fast Açaí uma franqueadora foi um dos fatores essenciais para o crescimento da empresa, que, mesmo em tempos de crise, conta com aproximadamente 500 funcionários e 152 lojas (são 10 unidades próprias e 142 franqueadas) em 12 Estados do país. A primeira filial no exterior foi aberta no Florida Mall, em Orlando.


O desejo de funcionar com lojas franqueadas existia desde sua criação, em 2012, mas como a empresa era desconhecida, não houve interesse comercial. Algum tempo depois, os centros comerciais passaram a fazer contato para conseguir uma unidade da Fast. 


“Quando o produto é bom, o retorno é rápido”, afirma Frederico Junqueira, um dos sócios da Fast Açaí. Em 2014, a rede se tornou uma franqueadora. “Tínhamos planejamento estratégico para abrir 50 unidades, em cinco anos. Atingimos essa marca no primeiro ano”, afirma.


Para os empresários que estão tendo dificuldade em se manter no mercado, Rodrigo Giavarina, agente de desenvolvimento da Fast Açaí, dá três dicas: produto de qualidade, atendimento de qualidade e revisão de custos. 


“O principal é ter um produto de qualidade, e aliar isso a outro fator importante, que é a escolha do ponto. 


Dessa forma, nosso foco tem sido proporcionar aos franqueados uma ótima rentabilidade e excelência nos produtos que entrega”, finaliza.


Sobre a Fast Açaí – A rede de franquia Fast Açaí tem uma proposta inovadora que visa atender, por meio de um mix diferenciado e inspirador, o conceito de “healthy fast food” (refeição rápida e saudável). A marca, fundada em 2012, traz o Açaí Express como carro-chefe, mas disponibiliza ainda o Cupuaçu Express, acompanhamentos, sanduíches naturais e wraps. 


Atualmente, a empresa conta com mais de 150 unidades em 12 Estados brasileiros e Distrito Federal, cidades turísticas como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Rio Quente, Caldas Novas e Pirenópolis. 


Depois de conquistar o Brasil, a franquia goiana Fast Açaí ampliou suas fronteiras e chegou ao mercado internacional. 


A marca já inaugurou uma loja em Orlando, na Flórida, agora se prepara agora para abrir mais uma unidade nos Estados Unidos ainda em 2017 e também planeja alcançar países da Ásia, Europa e os vizinhos sul-americanos. 


Em 2017 ganhou o selo de excelência em franquias, chancelado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Deixe um comentário