‘Piripkura’, documentário exclusivo do Curta! sobre índios nômades da Floresta Amazônica, ganha pré-estreia no Festival do Rio


A luta pela sobrevivência de dois índios nômades que vivem em uma área protegida no meio da Floresta Amazônica, mas cercada por fazendas e madeireiras, é revelada no documentário “Piripkura”, que terá pré-estreia na mostra competitiva de longas-metragens/documentário, da Première Brasil, no Festival do Rio, neste sábado, dia 7 de outubro, às 16h45, no Cinepolis Lagoon, no Rio de Janeiro. 



O filme mostra as expedições de Jair Candor, servidor da FUNAI, que desde 1989 acompanha e monitora os índios sobreviventes da tribo Piripkura com o objetivo de impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha. 

O longa aborda as consequências de uma tragédia e revela força, resiliência e autonomia. 

No domingo, dia 8, o filme terá sessão às 10h, no Odeon, seguida de debate com os diretores e representantes do Greenpeace e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual e dirigido por Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge, “Piripkura” foi produzido com exclusividade para o Curta! pela Zeza Filmes com produção associada da Maria Farinha Filmes e da Grifa Filmes e estreará com exclusividade no Curta! em janeiro de 2018.

Sobre o Curta

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. 


Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como canal opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH – antiga GVT) e 552 (DTH – Vivo). 


Com informações da Assessoria 

Deixe um comentário