Prefeitos do Nordeste goiano reveem acordo com MP de instalação de abrigo infantojuvenil consorciado
- On:
- 0 comentário
Assinado em 2009, um termo de ajustamento de conduta para estruturação de abrigo consorciado entre os municípios de Alvorada do Norte, Simolândia, Mambaí, Buritinópolis e Sítio D’Abadia para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco voltou a ser pauta de debate.
Os prefeitos dessas cidades estiveram reunidos com a promotora de Justiça Flavian da Silveira, que acompanha, atualmente, o cumprimento do acordo. No encontro, foi debatida a execução do acordo e seu aditamento, bem como a possibilidade de seu cumprimento.
Os participantes levantaram ainda a possibilidade de eventual parceria com o município de Posse, por meio de convênio e repasse de verbas por parte dessas prefeituras para atendimento das questões relativas ao acolhimento de crianças e adolescentes naquela localidade.
Outro assunto em pauta foi o funcionamento dos conselhos tutelares e a legislação que os criam e regulamentam seus horários de funcionamento, normas que deverão ser encaminhadas para a promotora, em 15 dias.
Por fim, deliberou-se que, no próximo encontro, em 8 de março próximo, os gestores deverão apresentar propostas e alternativas para o problema da falta de entidade de acolhimento.
O acordo
O termo de compromisso, responsabilidade e conduta para construção de abrigo a crianças e adolescentes em situação de risco nas comarcas de Alvorada do Norte e Iaciara previa a instalação da unidade, cujo projeto técnico deveria ser analisado pelo MP para verificação de sua adequação e viabilidade.
Os municípios participantes também deveriam elaborar o regimento interno do abrigo, que teria de ter capacidade para até 40 crianças e adolescentes, sendo administrado por funcionários qualificados, promovendo atendimento educacional, médico, psicológico, psiquiátrico e assistencial.
Para esse atendimento, pode ser usada estrutura existente em qualquer um dos municípios, devendo o diretor da moradia ser indicado pelos gestores envolvidos no projeto, que também assumiram o compromisso de fornecer os materiais para sua manutenção.
Fonte: MPGO