O lindo colorido humano de Arraias
- On:
- 0 comentário


Por Magda Costa,
O carnaval de Arraias é alegria, cor e muitos sorrisos no rostos, não é somente a folia da noite, é folia Dia e Noite, da velha tradição!
Nas ruas da cidade passa o Entrudo que molha a criança, o jovem e o mais de idade..
Em cada pedacinho da cidade, se vê um jeito de brincar o carnaval, que Não tem briga Não …é água qualquer hora, sem qualquer reclamação!A não ser água gelada, que se pode reclamar da falta de educação e de respeito à saúde do nosso irmão!
Por isso, amigo, lhe peço também, Não jogue latinhas de bebidas ou outro lixo na rua, não, pois é nesse mesmo chão que a sua, a nossa alegria se torna emoção! Cuidemos da cidade, mostrando nossa civilidade!
É brincadeira onde muitos se enfeitam, zombam, beijam, abraçam, encontram amigos, fazem novos amigos, renovam acordos políticos, namoram, riem, bebem, politicam, vendem e passam os quatro dias numa sadia e inesquecível folia que é alegria e cultura!
A praça da Matriz se torna o Espaço que, em tempos diferentes, acontece a mistura dos rituais do Profano das noites de folias, com o sagrado dos rituais religiosos da Semana Santa, N.Senhora dos Remédios e Nossa Senhora das Candeias.
A cada ano mais pessoas brincam “juntos e misturados”, onde os números saem de mil em 2000, para quase oito mil foliões agora em 2018, considerando a conta de multidões de 4 pessoas por metro quadrado! É muita gente para brincar sem nenhuma confusão!
As Secretarias da Prefeitura Municipal, juntas muito trabalham pela melhor beleza, decoração e organização!Vale mesmo um Parabéns!
A polícia circula e trabalha firme nos oferecendo segurança, mas a tranquilidade da festa é tão espetacular, que dá até para observar e apreciar!
É o carnaval que, mesmo em tempos de Crise, você de graça, ganha com todo carinho um caldo, um almoço para revitalizar suas forças a continuar feliz na sua passarela!
Um olhar observador verá que talvez seja neste espaço que estas festas conseguem mesclar as diferenças sociais e econômicas, num mesmo ritual, seja na alegria da Contrição ou na alegria singular do folião que…
Juntos cantam a marchinha do “Carnaval Chegou, onde cada Arraiano é um folião”, não importa de onde o(a) folião(ã) venha! Aqui cada um se torna um Colombina ou um Pierrô arraiano de todo nosso coração!
Meu abraço a cada um, que sendo daqui ou de longe veio para brincar e brilhar o nosso Carnaval de 2018!









