Livros: a história dentro da história
- On:
- 0 comentário

Durante quase dez anos Maura Palumbo se dedicou a ler biografias e análises e a pesquisar tudo que se relacionava ao Nazismo e à Segunda Guerra.
Este interesse foi despertado muitos anos antes, quando, adolescente, leu O diário de Anne Frank e se transportou para um mundo de privação, silêncio e incertezas.
Atualmente, Maura estuda as relações dos grupos extremistas e facções de extermínio que aumentam no mundo, e faz um paralelo com as ações nazistas ocorridas na Segunda Guerra.
O PERFUME DAS TULIPAS
O desejo de criar uma história dentro da História fez com que se debruçasse por dois anos e meio sobre a construção das personagens e tramas de O perfume das tulipas, seu primeiro romance histórico.
Desde o pré-guerra acompanhamos Helga e sua família, judeus alemães que, apesar de enfrentar perseguição, o campo de concentração e mortes, conseguem lutar pela vida.
Em paralelo segue outra família, protestante, ambas em direção a um desfecho totalmente inesperado e cheio de suspense, numa narrativa ágil que apresenta fatos e personagens históricos.
AUSCHWITZ, PRISIONEIRO/SOBREVIVENTE 186650
A publicação de O perfume das tulipas abriu o caminho para que seu nome chegasse a Francisco Balkanyi, que a selecionou para escrever um romance baseado em sua própria história no maior campo de concentração que existiu.
Em setembro de 2017 foi lançado o segundo livro de Maura Palumbo: Auschwitz – Prisioneiro (sobrevivente) 186650 – Romance baseado na história de Francisco Balkanyi. Hoje com noventa anos, Balkanyi reside em São Paulo, onde refez sua vida a partir de 1971.
Balkanyi sempre teve a intenção de contar sua história de sobrevivência e superação, como um alerta para que a história não se repita e para que as futuras gerações não se deixem levar por doutrinas que conduzam ao fanatismo.
Com a publicação dos dois romances históricos, Maura Palumbo conduz o leitor por momentos da história mundial que não devem ser esquecidos, traz à tona questões e conflitos que parecem não ter sido resolvidos até os dias de hoje e dá vida a personagens fictícios em cenários reais, o que nos ajuda a ver como um sistema tão brutal mudou a vida de milhões de pessoas.
ESCRITORA
Maura Palumbo nasceu em 1963, na cidade de São Paulo. Cursou Direito na PUC-SP e hoje é empresária. Publicou dois livros pela Duna Dueto Editora: O perfume das tulipas e Auschwitz – Prisioneiro (sobrevivente) 186650 – Romance baseado na história de Francisco Balkanyi.
Seu terceiro livro, Entre os canteiros, é uma continuação de O perfume das tulipas e retrata a vida no pós-guerra.
Ministra palestras sobre Nazismo, Segunda Guerra e temas correlatos em universidades, escolas, centros culturais e para grupos.