Fake news derruba confiança em mídia no mundo
- On:
- 0 comentário
Em um ano, a confiança que a população global deposita na mídia se manteve estável, de acordo com o Trust Barometer, estudo realizado pela Edelman.
Entre os motivos para o ceticismo crescente dos brasileiros com os veículos estão: uso de recursos sensacionalistas para atrair maior audiência, indicado por 74% dos entrevistados; notícias publicadas rapidamente e com má apuração, 71%; conteúdo como forma de apoio ideológico ao invés de informar o público, 67%. Quase metade dos entrevistados afirmou não saber em quais empresas de mídia confiar.
A pesquisa, realizada em 28 países, ouviu mais de 33 mil entrevistados, entre 28 de outubro e 20 de novembro de 2017.
A pesquisa considera mídia tanto publishers, redes sociais, ferramentas de busca e influenciadores. Dentro deste escopo, a maior perda de confiança foi entre as plataformas de social media e buscas online.
Nesse quesito, dos 28 países pesquisados, 21 obtiveram resultados negativos no comparativo com o ano passado.
Apesar do aumento na descrença dos veículos e plataformas, a credibilidade do jornalista subiu 12 pontos – tanto no Brasil quanto globalmente.