Lula ganha apoiadores no Twitter mas Bolsonaro continua sendo o presidenciável com mais intenções de voto na rede social
![](https://dinomarmiranda.com.br/wp-content/uploads/2018/05/elei25C325A725C325B5es.jpg)
Desde março, a Scup Social, ferramenta de monitoramento de redes sociais, vem realizando um monitoramento no Twitter para identificar a manifestação dos usuários sobre a intenção de voto nos principais presidenciáveis das eleições de 2018.
Repetindo o resultado do mês anterior, o pré-candidato do PSC, Jair Bolsonaro, foi o mais mencionado entre os 24 monitorados.
A pré-candidata a presidente pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, ficou em terceiro lugar no número de menções e teve um crescimento expressivo. Já com um alto índice de intenção de votos no mês de março, esse número cresceu ainda mais em de abril.
Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) foram outros candidatos monitorados que tiveram menos menções, porém com a maioria indicando o voto a seu favor. Já o pré candidato pelo Podemos, Álvaro Dias, foi o candidato da lista que teve uma porcentagem maior de rejeição do que aprovação.
A quantidade que expressou que votaria nulo também foi menor que o mês de março, com 356 menções contra os 740 do mês anterior.
Realizado durante o mês de abril, o monitoramento detectou tweets que continham hashtags com o nome do candidato e expressões que indicavam a intenção de voto nele, como “Meu voto é”, “Vou votar em” ou “Jamais votaria”, “Não terá o meu voto”, dentre outras.
O processo também identificou algumas expressões de sentimento positivas ou negativas relacionadas a cada post, que expressavam o sentimento do usuário com relação à sua declaração.
O monitoramento é baseado em um recorte da opinião dos usuários do twitter e o resultado não expressa a vontade da maioria dos brasileiros.
Sobre a Scup Social
Criada em 2009 e com mais de 400 clientes em seu portfólio, a Scup Social monitora as interações nas redes sociais para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir as suas necessidades.