Operação da PF no Congresso Nacional: Jovair Arantes é um dos alvos de operação que apura fraudes
- On:
- 0 comentário

O representante goiano na Câmara dos Deputados e atual pré-candidato a reeleição na casa, Jovair Arantes (PTB-GO) , tornou-se, nesta quarta-feira (30), alvo de operação da Polícia Federal (PF) com objetivo de apurar fraudes em concessões de registros no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Embora não sejam objeto de mandados de prisão, dois dos referidos parlamentares terão de cumprir medidas cautelares.
Segundo o documento, as fraudes ocorreram no sistema de registro sindical e investigações preliminares apontam para o funcionamento de um esquema que se beneficiava de fraudes em secretarias do MTE responsáveis pela análise de pedidos.
O Mais Goiás tentou contato com a assessoria de imprensa e com o próprio Jovair Arantes, mas as ligações e mensagens não foram respondidas até o fechamento desta reportagem. Ligações também foram feitas para as sedes regional e nacional do PTB, partido de Arantes, embora não tenham sido conclusivas
Esquema
Dodge explica na petição que o inquérito detectou a existência de cinco núcleos de atuação no esquema: administrativo, político, sindical, captador e financeiros.
Em torno de 10 servidores integram a camada administrativa, cuja atribuição é viabilizar fraudes que incluíam o desrespeito à ordem cronológica dos requerimentos, bem como o direcionamento dos resultados dos pedidos.
No núcleo sindical, integrantes fazem o contato com os funcionários públicos designados para operacionalizar as fraudes.
O caso foi denunciado em março, quando reportagem da Revista Veja revelou o conteúdo de gravações em que lobistas pediam R$ 4 milhões em troca de serviço no MTE, onde o Jovair tem influência.